2017 - CATERHAM SEVEN 420R DONINGTON EDITION

As edições especiais de aniversário são algo habitual para a grande maioria dos fabricantes, sobretudo se são marcas de esportivos ou modelos exóticos. Mas até agora, não havia surgido uma dessas edições limitadas que celebrasse não um, mas dois aniversários, o seu próprio e o de um circuito. O novo Caterham Seven 420R Donington Edition serve exatamente a esse duplo propósito.

Este ano celebra-se o 60º aniversário do nascimento do Caterham Seven, embora o verdadeiro aniversário corresponda ao do Lotus Seven, já que a Caterham comprou os direitos da empresa de Colin Chapman para seguir fabricando o pequeno esportivo clássico. Também o circuito britânico de Donington Park celebra em 2017 seu 40º aniversário, por isso a organização do circuito se associou com a Caterham para lançar essa edição especial do Seven com o nome do célebre traçado britânico, cenário de grandes competições.

Projetado por Colin Chapman, o gênio por trás da Lotus Engineering, hoje em dia Lotus Group, o Lotus Seven começou seu trajeto comercial em 1957, como uma alternativa bem econômica de um veículo esportivo, capaz de gerar as mesmas ou melhores sensações ao volante do que um esportivo muito maior, e facilmente adaptável às corridas de ‘gentlemen drivers’, muito populares no Reino Unido. A primeira versão do Seven contava com um motor de origem Ford de pouco mais de 40 cv. Esteve em produção até 1973, momento em que a Caterham comprou os direitos do nome e de sua fabricação.

Esta edição especial se caracteriza por contar com uma decoração especial, mostrando em sua carroceria as cores e formas da Union Jack, a bandeira britânica. Como qualquer edição limitada, conta em sua carroceria com o nome da edição especial, neste caso, podemos encontrar o nome ‘Donington Edition’ inclusive nas molas da suspensão.

Debaixo do capô conta com o motor Ford Duratec de 4 cilindros e 2.0 litros que produz 212 cv que surge acoplado a uma transmissão sequencial Sadev de 6 velocidades, com diferencial de deslizamento limitado. A suspensão foi recalibrada e conta com novos amortecedores e molas mais rígidas.

Como as versões mais radicais ou de competição do Seven, o Donington Edition conta com um santantonio ultraleve, o que deixa claro o propósito de sua configuração para o circuito. Não se trata de uma dessas versões retro do Caterham Seven, já que serão fabricados somente 10 exemplares dessa edição limitada e numerada. Estarão disponíveis somente em um concessionário da marca, o BookaTrack Caterham e será opção do cliente escolher entre os dois tipos de chassis disponíveis, o S3 standard ou o SV de maior tamanho.

CATERHAM SEVEN 420R DONINGTON EDITION