2016 - CATERHAM SUPERLIGHT TWENTY

O Caterham Superlight original foi um sucesso, tanto que a marca britânica resolveu lançar uma edição limitada comemorativa para celebrar seus 20 anos que completará em 2016. Assim criou o Caterham Superlight Twenty, uma edição especial limitada e com detalhes exclusivos, onde a marca não quis desperdiçar a ocasião para oferecer algo ainda mais leve e esportivo.

A combinação de cores é escassa, como se pode ver nas fotos, mas tudo isso se deve a uma simples razão. A carroceria surge sem nenhuma pintura e somente com o alumínio polido para, segundo a Caterham, economizar-se até 6 kg, peso que ganharia se fosse acabado com algum tipo de pintura. E tratando-se de um Caterham, 6 kg é um número bastante significativo.

Por outro lado, muitos elementos contam com o acabamento em fibra de carbono, como o defletor de vento que substitui o para-brisas, o para-choque dianteiro e os para-lamas dianteiros e traseiros. Na realidade, a obsessão por reduzir peso chega até o ponto de o carro ser desprovido até de calefação, nesse caso um equipamento opcional. O resultado final é um peso total do carro de 498 kg.

Se a esse peso somarmos um motor Ford Sigma de 1.6 litros, quatro cilindros e 137 cv, chegamos a um esportivo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 196 km/h. Conta ainda com a ajuda de uma transmissão de relações muito curtas.

O Caterham Superlight Twenty é uma edição muito limitada e especial da marca que somente comercializará 20 unidades. O preço não é tão alto e chega ao Reino Unido por 30.000 libras. Ao câmbio de hoje isso significa um esportivo deste calibre em edição limitada com um preço por volta dos 180.000 reais.