2017 - DALLARA STRADALE PROTOTIPO

A Dallara parece ter revelado o nome que servirá para batizar o seu primeiro modelo esportivo de rua que levará o sobrenome de Giampaolo Dallara. Nas instalações do engenheiro italiano, que é considerado o pai do Lamborghini Miura, parece que não quiseram complicar muito e optaram pelo vocábulo Stradale, utilizado normalmente pelos fabricantes italianos para diferenciar as versões de rua.

Em italiano, essa palavra significa literalmente estrada, de modo que não poderiam ter simplificado mais na hora de escolher um nome, embora para qualquer entusiasta do mundo automobilístico, esta seja uma denominação que lembra grandes modelos, como as versões de rua dos selvagens veículos italianos de rally das décadas de 70 e 80. Como por exemplo, os Lancia Stratos HF Stradale e Lancia Delta S4 Stradale.

Por enquanto, não surgiram mais dados do futuro modelo, embora o próprio Giampaolo Dallara, fundador da empresa que leva seu nome, tivesse revelado certos detalhes do modelo à imprensa italiana de como será o primeiro esportivo que não terá portas. Nas imagens veiculadas pelos italianos da Motorionline, o modelo apresenta um habitáculo do tipo carlinga, com claros sinais de contar com janelas fixas basculantes que parecem dar acesso ao cockpit.

Do modelo, por enquanto o que se sabe é que contará com um chassi fabricado em fibra de carbono, assim como sua carroceria e a maioria de seus elementos. Na posição traseira surgirá um motor de 4 cilindros Ford EcoBoost de 2.3 litros, o mesmo bloco que pode ser encontrado nos Ford Focus RS e Mustang Ecoboost, que produzirá uma potência em torno dos 300-400 cavalos. Nada mal para un modelo que terá um peso por volta dos 800 quilos.

Dando uma olhada no modelo das fotos, embora camuflado, é possível perceber que se trata de um autêntico dois lugares de circuito, que como o KTM X-BOW, que também é obra de Dallara, contará com os requisitos mínimos de homologação para poder ser licenciado. De resto, contará com um chassi e elementos mecânicos próprios de um modelo de circuito. Logo podemos esperar que tanto a suspensão como os freios sejam de alto rendimento, assim como a configuração aerodinâmica, dominada pelo imenso aerofólio traseiro.

Do Stradale, a Dallara fabricará somente 600 unidades a um ritmo de 120 exemplares ao ano. Por enquanto o seu preço não foi revelado, mas espera-se um valor que rondará entre os 60.000 e os 90.000 euros.

DALLARA STRADALE PROTOTIPO