2019 - EXEED E-IUV CONCEPT

Durante estes dias a maior parte da atualidade automobilística se concentra no evento que está acontecendo em New York, embora do outro lado do planeta, em Shanghai, também está sendo celebrado um evento que mostra interessantes novidades e alguns protótipos chamativos de aspecto futurista. Dentro deste último cenário surge um modelo assinado pelo fabricante chinês Chery, que utiliza a marca Exeed para vender automóveis no território europeu.

A proposta mais recente que o fabricante apresentou durante estes dias foi o Exeed E-IUV Concept, um modelo que não trata de antecipar um veículo de produção a curto prazo, mas transmitir uma ideia dos valores fundamentais da marca, como a atenção ao detalhe, tecnologia e sofisticação, em um produto de dimensões compactas e um habitáculo inovador que maximiza o espaço para os passageiros. Além disso, segundo a empresa, este protótipo utiliza “elementos originais da natureza” e conta com sistemas de condução autônoma.

Em relação ao seu design, surge um veículo que mostra uma pintura de cor bronze para dar vida a uma carroceria de estilo vanguardista, com arestas marcadas e um peculiar sistema de portas assimétricas, que brinda “uma grande experiência de boas-vindas antes de envolver os passageiros em um ambiente tranquilo e aconchegante”, assim como janelas laterais fabricadas em um material inovador no lugar do vidro. Também apresenta certos elementos aerodinâmicos como o fundo plano, as peculiares rodas, o capô e os defletores traseiros, entre outras coisas.

O interior do E-IUV conta com materiais de primeira qualidade e altos níveis de conectividade, com uma grande tela que se estende horizontalmente na parte superior do painel, um volante tecnológico e um estilo geral minimalista. Outros detalhes do habitáculo são um banco do copiloto com possibilidade de girar até 180 graus para o banco traseiro, painel de controle com projeções holográficas e um sistema HMI (Interface Homem Máquina) com sistema operacional Lion.

Da parte mecânica não foram revelados detalhes, e como assinalado antes, não se trata de um protótipo que antecipa uma versão de produção, mas uma ideia geral dos valores essenciais da marca. Por último, cabe destacar que o fabricante chinês lançará seu primeiro produto na Europa em 2020, com um SUV híbrido plug-in chamado TX.