2021 - FORD F-150

O Ford F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos. Seu sucesso é tal que supera qualquer outro modelo de produção nacional ou importado com relativa vantagem, algo que sem dúvida contribui sua versatilidade, suas diferentes carrocerias, seus potentes motores e, além disso, trata-se de um veículo fabricado nos Estados Unidos. Agora, acaba de ser revelado o novo Ford F-150 2021, uma importante atualização sobre a base da geração atual da pick-up mais famosa do mundo.

O F-150 2021 não apresenta mudanças profundas em termos de design, embora revele retoques estilísticos menores que o fazem ver-se completamente renovado. No entanto, isso não impede que a pick-up da Ford tenha recebido melhorias na parte exterior e no interior, mais tecnologia, novas soluções de conectividade e, como novidade na linha de motorizações, a incorporação de uma versão com um sistema de propulsão híbrido.

Quanto ao exterior, o novo F-150 conta com uma carroceria feita de liga de alumínio de grau militar, dispõe de novos faróis dianteiros, um capô renovado e um para-choque envolvente. Os clientes poderão escolher entre 11 desenhos diferentes para a grade, ao mesmo tempo que encontrarão para-lamas dianteiros mais altos e largos, e pneus de maior diâmetro que preenchem melhor os arcos das rodas.

A Ford também trabalhou na parte aerodinâmica e assegura que o renovado F-150 é a versão mais eficiente de todos os tempos nesse campo. Isso graças, entre outras medidas adotadas, à grade ativa que se abre e fecha em função das necessidades de refrigeração do motor, uma nova entrada de ar que abre automaticamente e às novas geometrias da cabine e da tampa traseira, que trabalham juntos para reduzir a resistência aerodinâmica e melhorar o consumo de combustível.

O interior do Ford F-150 2021, enquanto isso, recebe melhorias de mais relevância que o exterior. Por exemplo, um grupo de medidores digitais de 4.0 polegadas acompanha os indicadores analógicos do quadro de instrumentos a partir das versões de acesso à linha, enquanto que os modelos com os níveis XL e XLT também incluem uma tela táctil de 8.0 polegadas para o sistema de infotainment. Enquanto isso, os acabamentos superiores permitem integrar de maneira opcional uma tela de 12 polegadas, assim como cockpit digitais de 8.0 e 12.3 polegadas.

A Ford configurou o habitáculo do novo F-150 para adaptar-se à ampla variedade de usuários do modelo. De maneira opcional oferece ao comprador o denominado Interior Work Surface, uma solução prática que permite converter o console central em uma prática superfície para trabalhar quando o veículo está estacionado. Para isso, a alavanca que controla a transmissão pode ser totalmente dobrada e o apoio de braço central se desdobra para integrar uma prática mesa.

Além disso, os bancos Max Recline do F-150 2021 estão disponíveis de maneira opcional nas versões King Range, Platinum e Limited. Estes bancos podem dobrar até quase 180 graus, enquanto que a bancada traseira pode ser elevada para aumentar o espaço de carga, ao mesmo tempo que é complementado por um prático compartimento porta-objetos.

Por outro lado, o F-150 é a primeira pick-up nos Estados Unidos com atualizações sem fios disponíveis durante toda a vida útil do modelo. O sistema de infotainment Ford SYNC 4 vem de série e admite Apple CarPlay, Android Auto e SYNC AppLink com aplicativos como Waze e Ford+ Alexa. Ao mesmo tempo, o sistema multimídia pode ser associado a um sistema de som opcional B&O de oito alto-falantes ou a um sistema B&O de 18 alto-falantes com rádio HD.

A principal novidade do Ford F-150 2021 na parte de motorizações é a chegada de uma versão híbrida. O sistema toma como base o motor V6 EcoBoost de 3.5 litros e estará disponível em todos os níveis de equipamento. Junto à unidade de combustão interna surge um motor elétrico de 48 cv que fica integrado na transmissão automática SelectShift de 10 velocidades. Uma bateria de íons de lítio de 1.5 kWh de capacidade pode se recarregada por inércia ou através da frenagem regenerativa, oferece uma capacidade de reboque de pelo menos 5.400 kg e pode rodar mais de 1.100 quilômetros com um só tanque de gasolina.

Por último, o novo F-150 conta com os mais avançados sistemas de segurança e assistência à condução integrados no pacote Ford Co-Pilot360 2.0. Entre os sistemas que equipa destaca-se o assistente pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de visão traseira com assistente dinâmico para reboque, faróis dianteiros automáticos e assistente de luzes de estrada, além do Active Driver Assist, no qual o veículo se encarrega da direção, acelerador e freios de forma autônoma nos mais de 160.000 quilômetros de estradas dividas entre os 50 estados dos Estados Unidos e Canadá.