2021 - FORD FOCUS ECOBOOST HYBRID

A Ford anunciou há alguns meses seus planos de eletrificação, nos quais a tecnologia Mild-Hybrid terá uma grande importância. Na Europa, modelos como Kuga, Puma e Fiesta já contam com alternativas deste tipo em suas linhas mecânicas, e agora se soma à família o Ford Focus EcoBoost Hybrid 2021.

O popular compacto se limita a adotar as versões que já temos visto em seus irmãos, utilizando o motor a gasolina 1.0 EcoBoost como base e somando a ele um sistema elétrico de 48 volts com uma bateria situada debaixo do assento do copiloto e um motor de partida/gerador integrado, acionado por correia (BISG) que substitui o alternador tradicional.

Como é habitual, esta configuração permite que o motor elétrico se encarregue de fornecer energia aos componentes elétricos, apoiar o bloco a combustão acrescentado torque adicional e, graças à função Stop-in-Gear, navegando com o motor a gasolina desligado a partir dos 15, 20 ou 25 km/h, quando o carro se aproxima a uma parada e inclusive continue movendo-se com a embreagem pisada.

Tudo isso, somado ao sistema de desativação de cilindros, permite reduzir o consumo e as emissões do modelo. No caso da versão de 125 cv a marca não forneceu dados, mas na versão superior de 155 cv, homologa 19.6 km/l e 115 g/km de CO2, segundo o ciclo WLTP.

Embora a chegada do Ford Focus EcoBoost Hybrid 2021 seja a incorporação mais relevante à linha do compacto, não é a única novidade que marca introduz.

Por um lado, agora utiliza um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e incorpora o modem FordPass Connect de série, que melhora a conectividade do veículo e que no final do ano incluirá Informação sobre Alertas Locais, com a qual o carro receberá avisos que procedem de autoridades locais, dos serviços de emergências e dos dados de condução de outros veículos conectados à Nuvem.

Por outro, a linha de acabamentos se amplia com o Trend+, cuja dotação é formada, entre outros elementos, pelo Ford SYNC 3 com reconhecimento de voz, tela táctil de 8.0 polegadas e o carregador sem fios para dispositivos móveis.



FORD FOCUS ECOBOOST HYBRID