2021 - FORD TRANSIT & TOURNEO - TRAIL & ACTIVE

O estilo SUV é uma fórmula que já funciona há mais de uma década. O cliente busca veículos altos, de design robusto e aventureiro, com um posto de condução elevado e um interior amplo. É por esse motivo que os fabricantes se atrevem a implementar esta solução em outros tipos de veículos, como no caso do recém-estreado Skoda Octavia Scout 2020. Inclusive a trasladam aos furgões e vans, como é o caso das novas Ford Transit e Tourneo, que estreiam as versões Trail e Active.

Além de adotar o estilo robusto, ambos os veículos apresentam algumas capacidades todo-terreno quando estão equipados com o sistema de tração total inteligente. Mais concretamente, a Transit Trail oferece esta opção de tração nas quatro rodas, enquanto que a Transit Custom Trail de tração dianteira e a Transit Trail de tração traseira incluem um diferencial mecânico de deslizamento limitado (mLSD) de série. Este componente é opcional na Transit Custom Active e na Tourneo Custom Active.

A nível estético, as versões Trail e Active das novas vans da Ford são facilmente reconhecíveis pelo aspecto robusto do seu exterior. No caso da opção Active dos Transit Custom e Tourneo Custom, mostram novos para-choques, revestimento plástico adicional nos arcos das rodas, nas saias laterais, no para-choque traseiro e nos espelhos retrovisores, além do que, exibe uma grade Signature Active com um novo padrão, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve exclusivas de 17 polegadas. Além disso, a denominação Active pode ser lida na traseira e nos para-lamas dianteiros.

No interior, todos os modelos com o sobrenome Active contam com estofamentos de couro misto nos bancos, enquanto que a Tourneo Custom Active também acrescenta detalhes azuis no painel de instrumentos. A linha será ampliada mais tarde, ainda este ano, com a chegada dos modelos menores, a Transit Connect Active e a Tourneo Connect Active.

Por outro lado, as novas Transit Trail e Transit Custom Trail apresentam uma aparência ainda mais robusta, cortesia das letras ‘Ford’ da grade em preto fosco herdada do Ford Ranger Raptor. Também foi aplicado um revestimento adicional em torno dos para-choques e dos painéis laterais, logotipos Trail nas portas dianteiras e um jogo de rodas de liga leve de 16 polegadas. Para uma maior versatilidade, os modelos Transit Custom Trail também podem equipar barras longitudinais no teto e estribos laterais.

No interior das versões Trail também foram implementadas algumas mudanças específicas, como os bancos de couro de série, o ar condicionado, os espelhos retrovisores dobráveis, as luzes automáticas e o para-brisas térmico Quickclear.

Quanto à linha de motorizações, os clientes poderão solicitar as novas Ford Transit e Tourneo nos acabamentos Trail e Active junto ao motor diesel EcoBlue de 2.0 litros e 4 cilindros com três níveis de potência diferentes: 130, 170 e 185 cv. A Transit Custom Trail também oferece a tecnologia Mild Hybrid de 48 volts em qualquer uma das três opções mecânicas antes mencionadas, enquanto que são oferecidas transmissões manuais e automáticas em todas as versões. A versão com o diferencial mLSD está disponível unicamente com a transmissão manual.

Por outro lado, todos os modelos da Transit Trail e Transit Custom Trail estão disponíveis em carrocerias fechadas e de cabine dupla; enquanto que a Tourneo Custom Active está disponível com uma carroceria de chassi curto e até oito assentos. No caso da Transit Custom Active, em versões de carroceria fechada ou cabine dupla, são oferecidas tanto com chassi curto como com chassi longo.