2017 - HAVAL HB-03

O Salão de Xangai, além de trazer as novidades das marcas mais conhecidas, também traz de outras menos conhecidas por aqui. Os fabricantes locais estão empenhados em assaltar os mercados europeu e americano. Seus concepts e protótipos, em sua maioria, estão evoluindo a passos largos, já que não copiam descaradamente o desenho das marcas consagradas e seus interiores ganham em qualidade e tecnologia.

Um dos fabricantes que tem mostrado uma boa evolução é a Haval. A marca Premium da Great Wall vem demonstrando que pode ser algo mais que um fabricante de origem e capital chineses do setor automobilístico. Prova disso é o Haval HB-03, um SUV de formato coupe, que lembra vagamente o BMW X6. Suas medidas externas não são conhecidas, mas pelas imagens é possível imaginar um SUV por volta de 4,5 ou 4,6 metros de comprimento e uma largura de quase 2 metros.

O desenho exterior do Haval HB-03 é muito original e mescla elementos de vários modelos. Os faróis principais lembram os do Hyundai Tucson. Sua grade lembra a da Ford em sua nova linha de modelos. Em termos de perfil, surge uma semelhança com o BMW X6, e conforme a caída do pilar C, parece inspirado no Maserati Levante. Não há imagens da parte traseira, mas certamente também lembrará algum modelo conhecido.

Em termos técnicos o Haval HB-03 será movido por um sistema de propulsão híbrido plug-in. Conta com um motor térmico de 1.5 litros combinado com um bloco elétrico. A potência do modelo atinge os 268 cv e 450 Nm de torque. Com esses números, o HB-03 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Além disso, com a carga de suas baterias é capaz de rodar até 65 quilômetros sem emissões poluentes na atmosfera.

Em seu interior o design é mais futurista, pois conta com elementos que dificilmente chegarão à produção. O Haval HB-03 se apresenta com várias telas tácteis e muita fibra de carbono dividida por todo o interior. O habitáculo está coberto por um couro laranja que dá um colorido especial, mas que parece de qualidade média. No mais, o console está bem orientado ao condutor e o número de botões é o suficiente para não sobrecarregar o condutor.

O Haval HB-03 é somente um concept, mas certamente não demorará muito a chegar ao mercado. A evolução dos carros chineses é uma realidade e em pouco tempo invadirão os mais diversos mercados mundiais.