2021 - HONDA e-DRAG CONCEPT

O Salão de Tokyo é um evento que geralmente é palco dos mais estranhos protótipos e modelos personalizados de todo tipo. Este é o maior evento da indústria aftermarket do mercado japonês e, portanto, é um cenário indispensável para as empresas relacionadas com o mundo do tuning, e não só os preparadores e fornecedores de acessórios e componentes, mas também para os próprios fabricantes locais, que contam com importantes catálogos de personalização nesse mercado.

De modo que não é de se estranhar que as novidades mais importantes deste evento procedam precisamente dos fabricantes OEM em lugar dos inúmeros especialistas aftermarket que podem ser encontrados no Japão, pois as marcas destinam muitos recursos e esforços para decorar seus estandes no Tokyo Auto Salon. Um bom exemplo disso é o novo Honda e-Drag, um estranho e totalmente inesperado protótipo da Honda, que apresenta uma carroceria de carbono e uma configuração especialmente desenvolvida para drag races.

De todos os modelos que poderiam ter sido usados como base para criar um drag racer de alto desempenho, o Honda e provavelmente não estaria nem nos últimos lugares da lista. O atrativo utilitário elétrico japonês é um veículo eminentemente urbano que foi desenvolvido com um propósito muito diferente, ser extremamente funcional e eficiente. No entanto, isso não impediu que os engenheiros da Honda criassem um dos modelos mais peculiares que podem ser vistos por estes dias no evento japonês.

O propósito desse desenvolvimento foi criar uma versão ultraleve e especialmente ajustada para aproveitar a grande capacidade de aceleração que tem um veículo elétrico como o Honda e, embora sua configuração original não tenha sido idealizada com essa função em mente. Além de ter sido completamente esvaziado, como qualquer outro veículo de competição, o modelo agora conta com um habitáculo com somente dois bancos do tipo bucket, cintos de segurança e santoantonio. Portanto, já não é mais o simpático urbano que era antes, embora curiosamente continue contando com as enormes telas do painel e as inserções de madeira do painel e o túnel central.

A nível mecânico não foram confirmadas modificações de nenhum tipo, de modo que supomos que segue contando com a mesma mecânica elétrica de série. Apesar do seu esquema de suspensão ser totalmente novo e contar com elementos de estilo esportivo. Uma das modificações mais peculiares é sua carroceria, pois apesar de ser idêntica à original, é formada por painéis totalmente novos elaborados de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) em uma tentativa de diminuir o peso do veículo ao máximo.

HONDA e-DRAG CONCEPT