2022 - HONDA HR-V

Sete anos se passaram desde que foi lançada a segunda geração do Honda HR-V e a espera para se conhecer a sua substituta acaba de chegar ao fim. Se há algumas semanas surgiam fotos flagrantes da nova entrega do SUV japonês, agora chegou a vez da sua apresentação oficial, embora a marca não tenha revelado ainda os principais detalhes do carro e apenas limitou-se a oferecer uma descrição geral do mesmo.

A terceira geração do Honda HR-V se destaca por oferecer linhas atrevidas e elegantes de inspiração coupe, projetadas para melhorar o conforto e o espaço interior. O crossover exibe uma mescla de estilos dos SUVs tradicionais e os crossovers modernos, com uma parte frontal vertical mais musculosa que apresenta uma grade com fendas de formas hexagonais, notavelmente maior que a anterior, um capô plano e alongado, com a linha dos ombros que se estende até a base dos pilares A e grupos ópticos mais esbeltos.

O SUV também exibe um habitáculo maior e uma linha de teto mais reta que melhorará a visibilidade exterior e o espaço para a cabeça nos lugares traseiros. Em relação à traseira, destaca-se um vidro elegante que encaixa perfeitamente com esse aspecto esportivo dos SUVs de estilo coupe. Da mesma forma que os grupos ópticos dianteiros, as lanternas traseiras estão unidas entre si e exibem formas mais elegantes que dão ao veículo um estilo ousado.

A marca japonesa também introduziu melhorias significativas no interior. O estilo minimalista é o grande destaque desta nova geração, sustentado em um painel de instrumentos que se estende horizontalmente e organizado de forma que cada elemento foi colocado cuidadosamente para contribuir com essa grande sensação de amplitude. De acordo com a Honda, essa sensação de espaço e amplitude foi intensificada com a presença de um novo sistema de climatização que cria uma cortina de ar fresco nas laterais e por cima dos passageiros, e que circula a partir das novas saídas de ar em forma de L, situadas nos cantos superiores do painel.

O quadro de instrumentos é completamente digital e na parte superior do painel aparece um novo sistema de infotainment com uma tela táctil que será compatível com Apple CarPlay, Android Auto sem fios e 5G. A experiência de condução será mais segura graças à tecnologia Honda Sensing melhorada e mais cômoda, especialmente nos lugares traseiros, pois a distância entre os eixos cresceu, mas não sabemos quanto.

Com relação à parte mecânica, o grande destaque da terceira geração é um sistema de propulsão híbrido e:HEV similar ao do Honda Fit. A marca não confirmou suas especificações, mas tudo parece indicar que combinará um motor térmico a gasolina com outro elétrico para gerar de forma conjunta cerca de 115 cv de potência. O que sabemos é que as primeiras unidades chegarão no último trimestre do ano.