2022 - HYUNDAI ALCAZAR

Após uma quantidade enorme de fotos flagrantes e de teasers oficiais por parte da própria marca, acaba de ser apresentado o novo Hyundai Alcazar. Estamos diante de um SUV com até sete lugares destinado ao mercado indiano e cujo nome faz referência direta à Espanha. Na verdade, o fabricante coreano batizou o seu novo crossover em homenagem a Alcazar de Toledo, a fortificação de caráter civil e militar que no passado tinha como objetivo proteger a cidade espanhola de Toledo.

O ‘irmão maior’ do bem-sucedido e popular Hyundai Creta já é uma realidade. O novo Alcazar está destinado a desempenhar um papel de destaque na linha da Hyundai na Índia. Neste relevante mercado emergente, os crossovers com três filas de bancos têm uma grande demanda. Isso, somado a todos os laços e pontos de conexão que mantém com o Creta, o tornam, em princípio, um candidato sério a ser um dos melhores SUV de 7 lugares da Índia.

Para o desenvolvimento do novo Alcazar foi tomado como base a plataforma do Creta. Antes de que se conhecesse de maneira oficial que estaríamos diante de um produto com personalidade própria, chegou-se a especular com a possibilidade de que a Hyundai apenas adicionaria uma versão de carroceria à linha Creta. É por isso que o fabricante coreano deu uma ênfase especial nesse aspecto. Dotar o Alcazar de uma personalidade única e diferenciada.

A plataforma foi modificada para poder incrementar a distância entre os eixos até os 2.760 mm. Esta modificação é fundamental para poder abrigar a terceira fila de bancos da qual falaremos mais adiante. A saliência traseira também é mais longa com o objetivo de ganhar mais espaço interior. Também foram aproveitados alguns dos painéis da carroceria.

Na parte frontal, o novo Alcazar exibe uma grade bem característica combinada com faróis onde utiliza a tecnologia LED. Os elementos cromados são destaque, assim como a proteção inferior pintada na cor prata para criar a sensação de ser feita de alumínio. Além desses traços, em termos gerais há certas semelhanças com o resto dos SUVs vendidos pela Hyundai na Índia.

É a partir do pilar C que o novo Alcazar marca a diferença com o Creta. O vidro traseiro é de grandes dimensões e as lanternas traseiras exibem um desenho muito estilizado e ao mesmo tempo envolvente. O para-choque traseiro também conta com dimensões e formas generosas. Também cabe mencionar as novas e interessantes rodas de liga leve de 18 polegadas.

Ainda falta conhecer toda a informação com relação à linha e equipamentos do novo Alcazar. Uma das chaves determinantes deste novo SUV indiano é que será oferecido tanto em configuração de seis (2+2+2), como de sete lugares (2+3+2).

A oferta mecânica do novo Alcazar é composta de uma seleção de motorizações a gasolina e diesel. No primeiro caso surge um motor a gasolina de 2.0 litros Nu de 159 cv, sendo a segunda opção um motor diesel de 1.5 litros U2 de 115 cv. Ambos os blocos podem ser acoplados tanto a uma transmissão manual como uma automática. As duas com 6 velocidades. Todas as versões são de tração dianteira.

HYUNDAI ALCAZAR