2022 - HYUNDAI SANTA CRUZ

Depois de vários anos de anúncios, rumores e vazamentos, finalmente estamos diante das primeiras imagens oficiais e quase todos os dados da nova Hyundai Santa Cruz 2022, a nova pick-up compacta que foi desenvolvida pela marca coreana como uma nova alternativa para os usuários entusiastas do ar livre e dos SUVs, mas com a praticidade da estrutura de caçamba traseira aberta.

A nova Hyundai Santa Cruz está baseada na mesma plataforma monocasco do Hyundai Tucson e herda parte da configuração aventureira deste crossover, pois a pick-up dispõe de uma considerável altura livre em relação ao solo e uma clara orientação para o seu uso fora do asfalto. Embora não conte com as características de modelos mais radicais e robustos como os Toyota Tacoma e Nissan Frontier, já que a Hyundai define a Santa Cruz como um ‘Sport Adventure Vehicle’ e não como uma pick-up monocasco.

A Hyundai Santa Cruz mede 4.971 mm de comprimento, 1.905 mm de largura, 1.694 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 3.005 mm.

A nova Hyundai Santa Cruz é o primeiro modelo a chegar em um segmento que até agora estava em desuso em mercados como o norte-americano e onde em breve aterrissará a nova Ford Maverick 2022, o das pick-ups compactas, que costumam estar baseadas em plataformas monocasco e não nos chassis de longarina tradicionais que geralmente são usados pelas pick-ups de tamanho médio e grande. Segmentos aos quais precisamente aponta a nova Santa Cruz, pois a marca coreana acompanhou a apresentação do modelo com uma tabela comparativa onde são mostradas as diferenças de tamanho entre a Santa Cruz e as principais pick-ups de tamanho médio que podem ser encontradas nos Estados Unidos, como é o caso da Tacoma e da Frontier, que são claramente mais longas, largas e altas que o modelo da Hyundai.

Embora essa movimentação possa parecer um pouco estranha, a verdade é que se trata de uma tentativa do Grupo Hyundai conquistar clientes em um segmento onde não está presente por enquanto com nenhuma de suas marcas.

A nível estético, a nova Hyundai Santa Cruz lembra muito o Tucson, com o qual compartilha sua particular estrutura da grade dianteira e as luzes diurnas divididas entre os seus espaços. Mas a pick-up conta com uma imagem muito mais musculosa e cheia de traços retilíneos e sólidos para enfatizar seu caráter robusto e aventureiro. A verdade é que a Santa Cruz encaixa mais como um veículo de lazer e tempo livre que como veículo de trabalho ou comercial.

A caçamba traseira é consideravelmente mais curta que a das pick-ups convencionais, como a Toyota Hilux, mas conta com um compartimento escondido debaixo do solo e pode ser fechada com uma tampa. Também surgem espaços de armazenamento no habitáculo, debaixo dos bancos traseiros, além de inúmeros elementos protetores plásticos que destacam a estética off-road do modelo.

Por enquanto a Hyundai Santa Cruz 2022 só foi revelada em sua versão para o mercado norte-americano, embora desconheçamos em quais outros mercados estará disponível. Nos Estados Unidos e Canadá contará com duas opções mecânicas, ambas baseadas no mesmo motor de 4 cilindros com 2.5 litros, mas com 190 cv em sua versão aspirada e mais de 275 cv em sua versão turbo. Ambas as versões contarão com transmissões automáticas de 8 velocidades, de dupla embreagem na mais potente, e haverá opção de montar um sistema de tração total.