2020 - ITALDESIGN VOYAH i-LAND CONCEPT

A Dongfeng é um dos maiores fabricantes de automóveis da China, um verdadeiro gigante que soa familiar por seus vínculos com a PSA e até pouco tempo com a Renault, e inclusive por ter desembarcado na Europa com modelos como os SUVs DFSK 580 e o iX5. No entanto, o Salão de Pequim 2020, que está sendo celebrado por estes dias, serviu para mostrar outra de suas apostas com outro parceiro europeu de destaque como a Italdesing, um elegante e luxuoso concept elétrico conhecido como Voyah i-LAND e no qual a empresa design italiana teve uma destacada participação.

Na verdade, como explica a Italdesign, seu papel na criação deste concept para a nova submarca de modelos elétricos de luxo da Dongfeng vai desde o design interior e exterior do carro até o desenvolvimento da interface homem-máquina que tem a bordo, e inclusive o que está relacionado com sua engenharia e a construção do modelo.

O resultado de tudo isso é um elegante e longo coupe de quatro lugares, cujo design está inspirado nos clássicos Gran Turismo italianos, embora neste caso conte com uma sofisticada mecânica elétrica nascida a partir da plataforma ESSA da Dongfeng, que permite criar um carro muito baixo apesar de esconder em seu interior uma grande quantidade de espaço. Em toda a sua frente também mantém os traços próprios da marca Voyah, incluindo um logotipo da marca que também foi criado pela Italdesign e de onde nascem os característicos faróis alados.

O interior, por sua vez, se destaca por seu formato de quatro luxuosos lugares individuais, ou três convertendo o quarto em uma espécie de mesa ou um descanso para os pés, para que um dos passageiros de trás possa relaxar ainda mais. É claro que este moderno e luxuoso interior também conta com uma boa quantidade de telas e áreas tácteis, incluindo três grandes telas no painel, ladeadas por outras duas mais estreitas que mostram informação adicional como a hora e o tempo, mais uma pequena tela no volante que permite acessar uma grande quantidade de funções. Tudo isso é acompanhado por um design elegante, como um túnel central com duas grandes abas e um grande botão azul de vidro para a partida, que juntos imitam o logo da Voyah.

Toda essa tecnologia do i-LAND é apoiada na arquitetura ESSA da Dongfeng e na tecnologia EIC, que inclui uma conexão de rede inteligente WindLink 4.0, uma condução autônoma de nível 3 e outras funções. Tudo isso antecipa o que poderá ser em um futuro não muito distante um modelo de produção. Solo resta esperar para vê-lo.