2017 - ITALDESIGN ZEROUNO

Após alguns teasers nos últimos meses, a Italdesign aproveitou o Salão de Genebra 2017 para apresentar a primeira das 5 unidades do seu novo esportivo, que desta vez rodará pelas ruas e não permanecerá somente como um concept car.

Com um aspecto realmente esportivo e agressivo onde os componentes e elementos aerodinâmicos de sua carroceria são os protagonistas, a marca italiana concebeu esse modelo como um esportivo de dois lugares de peso reduzido com o qual pretendem demonstrar do que é capaz a equipe de engenheiros e técnicos da empresa. Esse veículo, cuja carroceria foi fabricada integralmente em fibra de carbono a fim de limitar ao máximo a massa final do conjunto, mede 4.87 metros de comprimento, 1.97 de largura e uma reduzida altura de 1.2 metros.

Embora por enquanto não tenham divulgado os números de desempenho, a empresa informa que o carro será equipado com um motor V10 aspirado de 5.2 litros, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, acionadas por aletas atrás do volante.

Seu aspecto exterior não passa nada despercebido, e começa por uma frente com faróis LED e grandes entradas de ar conduzidas pelas aletas do seu spoiler inferior, assim como um apêndice que conduz o fluxo de ar bem atrás das portas. A traseira é onde sua estética mostra um design mais extremo, e não só pelo seu grande aerofólio e as afiladas linhas do conjunto de lanternas, mas pelo seu exagerado difusor de enormes dimensões que domina a parte traseira.

Outro elemento realmente de destaque no conjunto são as rodas de alumínio de 20 polegadas desenhadas pelos também italianos da OZ com o objetivo de refrigerar ao máximo seus freios carbocerâmicos com pinças de 8 e 6 pistões - na dianteira e traseira, respectivamente. Esse conjunto se completa com os pneus Pirelli P-Zero desenvolvidos exclusivamente para esse modelo com compostos específicos na banda de rodagem para garantir a máxima aderência.

Em seu interior, como não poderia ser de outra forma, a fibra de carbono é o elemento principal do habitáculo, desde os painéis das portas até o túnel central, passando pelo painel de instrumentos, que é pura inspiração no mundo da competição. Entretanto, como o modelo foi homologado para ser conduzido em vias públicas, equipa airbags frontais e laterais.

ITALDESIGN ZEROUNO