2020 - KOENIGSEGG AGERA RS REFINEMENT

Embora a produção do Koenigsegg Agera RS tenha sido encerrada há pouco mais de dois anos, não deixa de ser uma surpresa quando um cliente pede ao fabricante sueco para ‘transformar’ o seu hiperesportivo em um Koenigsegg One:1.

A história é contada pela própria Koenigsegg: há cerca de um ano, o dono de um dos 25 exemplares do Agera RS pediu à fábrica para que alterasse a parte frontal exibindo as mesmas entradas de ar do One:1. Os técnicos da marca sueca não quiseram ficar só nisso e propuseram ao cliente mais uma série de alterações estéticas no bólido.

Na parte frontal foi montado um novo capô, com acabamento em fibra de carbono na área central, enquanto na traseira foi feita uma nova abertura, inspirada no design do One:1. O conjunto depois foi adornado com uma série de detalhes em preto, incluindo os parafusos, os logotipos e o próprio escape, dando-lhe um verdadeiro aspecto de monstro da estrada. 

Novos elementos aerodinâmicos também foram montados, como as aletas laterais na frente, e uma asa traseira em fibra de carbono controlada pelo software do Agera RS, substituindo a anterior, que era ativada através de uma mola. A renovação foi concluída com o novo SmartCluster da marca, composto pelo mesmo painel digital de instrumentos que equipa o Koenigsegg Regera. 

Nada foi alterado no motor, o que significa que o bloco V8 de 5.0 litros continua entregando impressionantes 1.176 cv, que podem ser elevados até os 1.360 cv com o pack opcional de potência, e 1.280 Nm de torque. 

“As atualizações totalmente novas introduzidas neste Agera RS de 2017 são uma demonstração da dedicação e competência da nossa equipe”, explica o fabricante, “ao aperfeiçoarem ainda mais este já impressionante monstro para um melhor desempenho”. 

O valor dessa transformação não foi divulgado pela marca, mas acredita-se que não deve ter sido nada barato. 

KOENIGSEGG AGERA RS REFINEMENT