2020 - KOENIGSEGG JESKO CHERRY RED EDITION 10

O Koenigsegg Jesko Cherry Red Edition 10 é uma nova configuração de cor do novo superesportivo sueco. O esportivo conta com uma nova tonalidade exterior vermelha e inúmeros elementos no exterior elaborados em fibra de carbono exposta, como é o caso das rodas, o capô traseiro e os mastros do enorme aerofólio.

O fabricante sueco revelou o novo Koenigsegg Jesko, o sucessor do Koenigsegg Agera RS durante o último Salão de Genebra 2019, evento que aconteceu durante o último mês de março.

No evento suíço, a marca sueca apresentou um exemplar que contava com uma atrativa configuração na cor branca com alguns toques de verde ácido, de modo que esta nova edição significa uma primeira visão do Koenigsegg Jesko com outras cores de carroceria. Por enquanto não há muitos dados desta versão, que parece ser um simples exercício de estilo, já que o modelo ainda não começou sua produção.

O esportivo sueco conta com uma nova evolução do habitual motor V8 utilizado pela marca e que está baseado em um bloco V8 Modular da Ford. Esse motor entrega 1.298 cv (1.280 hp) e até 1.500 Nm de torque máximo, mas se for abastecido com etanol E85, a potência desse monstro sobe até brutais 1.622 cv (1.600 hp).

O conjunto mecânico conta com uma transmissão automática que é uma das maiores novidades do modelo, uma transmissão que a marca denomina Koenigsegg LST (siglas de Light Speed Transmission). Essa transmissão automática de 9 velocidades trabalha como uma de dupla embreagem a mais, porém é capaz de engatar qualquer marcha a partir de qualquer outra sem passar pelas posições intermediárias. De modo que o resultado é um funcionamento muito mais rápido e um conjunto muito mais leve que as transmissões de dupla embreagem tradicionais. A Koenigsegg assegura que essa transmissão tem um peso de 90 quilos, em relação aos aproximadamente 140 quilos que geralmente pesa uma transmissão DCT convencional.

Como sucessor do Koenigsegg Agera RS, o esportivo que ostenta o recorde de velocidade máxima para um modelo de produção matriculável, o Jesko conta com um estudo aerodinâmico inteligente que lhe permitirá usufruir de muita estabilidade em altas velocidades. Segundo os dados da marca, é capaz de alcançar 800 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h e até 1.000 kg a 275 km/h.

KOENIGSEGG JESKO CHERRY RED EDITION 10