2020 - KOENIGSEGG RAW CONCEPT

A Koenigsegg tem sido extremamente ativa nos últimos meses, pois depois de apresentar seus dois novos modelos, o Gemera e o Jesko Absolut, através da internet, já que deveriam ter sido lançados no Salão de Genebra 2020, agora nos encanta mais uma vez com um concept, que poderá tornar-se o seu próximo supercarro: o RAW Concept.

Por trás do desenvolvimento deste veículo digital encontramos uma pequena empresa chamada RAW Design House, subsidiária da Koenigsegg que está sob o comando de Sasha Selipanov, designer oficial da marca sueca e onde o jovem Esa Mustonen, apresentou um projeto automotivo completo, denominado RAW by Koenigsegg, como uma amostra final de sua tese, e recebeu o selo de aprovação tanto de Selipanov como de Christian Von Koenigsegg.

Se olharmos as imagens digitais, percebemos um carro esportivo de dimensões pequenas, com uma carroceria monocasco fabricada inteiramente em fibra de carbono, que se complementa com algumas soluções de design inovadoras, como um para-brisa envolvente e um teto de dupla corcova que ajuda o ar fluir da melhor maneira.

Na frente, as linhas do carro são extremamente afiladas, culminando em uma grade que é acompanhada por faróis alongados que se estendem pelos extremos do veículo, acompanhados por elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, como as saias laterais e o difusor traseiro, que mostra as duas saídas de escape deste carro.

No interior surge um dos detalhes mais chamativos deste modelo. É que foi projetado para levar três pessoas, com o condutor colocado justamente no centro, assim como no McLaren F1, enquanto que um pouco atrás e dos lados se encontram outros dois lugares.

Enquanto isso, o desempenho é digno de um Koenigsegg. Mustonen projetou este carro para incorporar o mesmo motor de 3.0 cilindros e 2.0 litros biturbo que equipa o Koenigsegg Gemera, mas nesta ocasião modificado para alcançar a descomunal cifra de 700 cv de potência, que se iguala ao peso de somente 700 quilos, de modo que mais uma vez a marca estaria falando de um carro com relação peso/potência de um para um, assim como o Koenigsegg One:1.

Por enquanto trata-se somente de um concept e Christian Von Koenigsegg não se pronunciou sobre este projeto, mas se for materializado, sem dúvida será um dos modelos mais emocionantes que já vimos saindo da casa sueca.