2021 - KTM X-BOW GTX

Geralmente associada ao mundo das duas rodas, desde 2008 que a KTM conta com um modelo de quatro rodas: o X-Bow. Alvo de várias evoluções ao longo dos últimos anos, o esportivo austríaco conta agora com uma nova versão denominada KTM X-Bow GTX.

Desenvolvido visando a categoria GT2, o KTM X-Bow GTX destina-se exclusivamente às pistas, sendo o resultado do trabalho conjunto da KTM com a Reiter Engineering.

Assim como os X-Bow convencionais, o X-Bow GTX utilizará um motor de origem Audi. Neste caso trata-se de uma versão do bloco de 2.5 litros turbo de 5 cilindros em linha, nesta ocasião com 600 cv. Tudo isso para impulsionar um peso anunciado de apenas 1.000 kg. Por enquanto são desconhecidos quaisquer dados relativos ao desempenho do X-Bow GTX.

Sobre a interessante relação peso/potência, Hubert Trunkenpolz, diretor da KTM afirmou: “Na competição é necessário focar o desenvolvimento em uma melhor relação peso/potência que permita você ser ainda mais rápido com motores mais eficientes, acessíveis e de pequeno volume”.

Ainda aguardando a homologação por parte da SRO, de acordo com Hans Reiter, diretor geral da Reiter Engineering, os primeiros 20 exemplares do KTM X-Bow GTX deverão estar prontos ainda neste mesmo ano.

Destinado a competir com modelos do porte de um Audi R8 LMS GT2 ou Porsche 911 GT2 RS Clubsport, ainda não se conhece o valor que o KTM X-Bow GTX custará. No entanto, uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde iremos vê-lo nas pistas.



KTM X-BOW GTX