2020 - LANCIA STRATOS ZERO BY MATTEO GENTILE

O Lancia Stratos HF Zero Concept by Bertone é um dos protótipos de salão mais famosos do mundo. Revelado durante o Salão de Turin de 1970, o espetacular esportivo projetado por Marcello Gandini é um dos expoentes máximos da corrente de desenho ‘Wedge Design’ que marcou a indústria automobilística durante as décadas de 70 e 80.

Este radical protótipo serviu para que o pessoal da Bertone convencesse a Lancia de que eles eram os mais adequados para projetar seu próximo veículo de rallys, o mítico Lancia Stratos HF. Com o qual a marca italiana conseguiu ganhar numerosas provas e vários Campeonatos do Mundo de Rallys, tornando-se por sua vez em um dos modelos mais icônicos da história do automobilismo esportivo.

Por suas extravagantes formas e características, o Lancia Stratos HF Zero Concept permaneceu apenas como um simples protótipo de salão (Bertone tampouco pretendia mais) do qual só existe um exemplar. Ele encontra-se plenamente funcional e hoje está em mãos do colecionador americano Phillip Sarofim, que já o levou em numerosos eventos de clássicos por todo o mundo.

Apesar da alta qualidade das imagens que aparecem abaixo, elas são apenas renders realizados por Matteo Gentile, que ocupa atualmente o posto de designer sênior na equipe da Touring Superleggera. Ele decidiu criar uma versão modernizada e um pouco mais agressiva do icônico desenho de Marcello Gandini, e fez isso de maneira totalmente voluntária e livre, portanto, estas imagens procedem da página pessoal do designer na internet e não fazem parte de nenhum projeto atual da Touring Superleggera.

A semelhança com o protótipo original é mais que evidente, pois mantém sua característica e afilada linha em cunha e uma altura total mínima, embora substitua as formas triangulares da zona superior por novas entradas de ar e aberturas em forma de grade. Na traseira surge uma nova iluminação LED e um sistema de escape muito diferente, com as saídas integradas no para-choque e entre os novos difusores. O protótipo original contava com um motor V4 da Lancia, mas desconhecemos qual classe de mecânica Matteo Gentile reservou para sua obra virtual.

LANCIA STRATOS ZERO BY MATTEO GENTILE