2020 - LANCIA YPSILON HYBRID ECOCHIC

A Lancia só sobrevive na Itália e com um único modelo. Ainda assim as vendas em sua terra natal são muito boas e por isso a Fiat Chrysler Automobiles decidiu, assim como fez com os Panda e 500, oferecer uma mecânica híbrida para melhorar o consumo e reduzir as emissões de CO2.

O novo Lancia Ypsilon Hybrid EcoChic estreia na Itália e debaixo do capô esconde o conhecido motor com hibridação suave que também é utilizado nos modelos da Fiat. Trata-se do motor 1.0 Mild Hybrid que toma como ponto de partida o bloco 1.0 GSE a gasolina e que desenvolve 70 cv de potência. O motor tricilíndrico utiliza um sistema de hibridação suave que armazena a energia gerada nas frenagens em uma pequena bateria de íons de lítio de 11 Ah, energia que é posteriormente utilizada para dar a partida no motor a combustão quando entra em ação o sistema Start&Stop.

A energia armazenada pelo sistema microhíbrido é também usada para alimentar alguns equipamentos elétricos do carro e brinda também um pouco de potência adicional ao acelerar. Junto com esta nova mecânica, o Ypsilon estreia também uma nova transmissão manual de seis velocidades. A hibridação suave permitiu reduzir o consumo em 29% e as emissões de CO2 em 24%.

O novo Lancia Ypsilon Hybrid EcoChic estreia um novo tom exterior denominado Blue Maryne, detalhes na cor cinza escuro, além do emblema ‘Hybrid’ sobre a tampa traseira e o logotipo EcoChic no pilar central.

O novo Ypsilon híbrido é oferecido em duas versões de acabamento denominadas Silver e Gold. O equipamento mais relevante inclui climatizador automático, sistema de infotainment com tela táctil de 5.0 polegadas, USB, Bluetooth, rádio DAB e navegação integrada. Há que mencionar ainda o volante multifuncional forrado em couro, vidros elétricos dianteiros, espelhos térmicos, acesso sem chave, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis antineblina.

Os pacotes opcionais podem acrescentar estofamento em Alcantara, sensor de chuva, acendimento automático de luzes, vidros elétricos traseiros, vidros traseiros escurecidos tipo privacidade, rodas de liga leve de desenho específico com acabamento diamantado, etc.

Os preços na Itália partem dos 14.450 euros correspondentes ao acabamento Silver, enquanto que o nível de terminação Gold o preço se eleva até os 15.750 euros.