2021 - LANCIA YPSILON

O Lancia Ypsilon é uma verdadeira referência em sum categoria. Este utilitário italiano colhe anualmente cifras extraordinárias de vendas. Embora seja realmente um veterano e já estar há muitos anos no mercado, esta geração foi atualizada em diversas ocasiões. A Lancia realizou vários ajustes para ‘esticar a corda’ o máximo possível. Agora, com a chegada do ano 2021, a marca italiana volta com o mesmo argumento.

Foi apresentado o novo Lancia Ypsilon 2021, o enésimo facelift para um modelo que teve que adaptar-se aos novos tempos que correm na União Europeia. São tempos em que a eletrificação e a conectividade se impõem a um ritmo acelerado.

As mudanças estéticas são realmente interessantes. A Lancia realizou diversos ajustes para trazer à tona o passado, a essência original do Ypsilon. Optou-se por retornar com uma grade com barras verticais. Além disso, os faróis também foram modificados e agora contam com tecnologia LED para as luzes destinadas à circulação diurna. Agora exibe um visual mais estilizado e moderno.

Por outra parte, todos os cromados exteriores, incluindo os emblemas, recebem um acabamento acetinado. As opções de personalização foram incrementadas com uma nova proposta. Trata-se da cor azul Blu Elegante, uma reinterpretação do tradicional tom Blu Lancia.

Com relação ao interior do novo Ypsilon somos envolvidos por um ambiente renovado. Com base no nível de acabamento escolhido, surgem terminações específicas. Os interiores são oferecidos em duas versões: Silver e Gold. A primeira delas ocupa o escalão de acesso como a configuração mais básica.

O acabamento Silver apresenta tecidos técnicos e texturas chamativas. Os tons cinzas são os grandes protagonistas, no entanto, foi introduzida uma variante azul que se une à mencionada cor exterior. Por sua parte, o acabamento Gold cria uma atmosfera mais refinada. Neste caso, o preto e o azul se destacam sobre o resto das opções.

Outra novidade nesse aspecto é a chegada do material SEAQUAL YARN. Trata-se de um tecido criado a base de plástico reciclado coletado no Mediterrâneo. E para os que buscam a máxima elegância, se pode optar pela Alcantara através do pacote Gold Plus.

Quanto ao equipamento tecnológico, a Lancia trabalhou para tornar o Ypsilon um modelo mais conectado. A grande melhoria neste aspecto é o novo sistema de infotainment com tela táctil de 7.0 polegadas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O equipamento de série foi enriquecido e agora o novo Ypsilon dispõe do kit EcoChic.

No que diz respeito à parte mecânica, todos os motores que estão disponíveis cumprem com a norma Euro 6D. A eletrificação é a grande protagonista da oferta mecânica. O Ypsilon mantém sua aposta na tecnologia híbrida leve (MHEV) de 12 volts. O Lancia Ypsilon Hybrid é propulsionado por um motor a gasolina 1.0 Firefly de 3 cilindros com 70 cv e 92 Nm de torque máximo híbrido leve e acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, assim como um sistema de tração dianteira.

Ao longo do turbulento ano de 2020 o Ypsilon obteve sua segunda melhor participação de mercado desde seu lançamento em 2011, com 13.9%. Suas vendas na Itália, o único mercado onde está disponível de maneira oficial, alcançaram as 43.033 unidades. Foi o segundo carro mais vendido, sendo superado somente pelo Fiat Panda.