2020 - LEXUS GX 460

A marca Premium japonesa acaba de apresentar nos Estados Unidos o novo Lexus GX 460 modelo 2020, uma atualização do SUV de grande tamanho baseado no Toyota Land Cruiser Prado. O novo modelo 2020 estreia um notável facelift estético e inúmeras novidades no plano técnico, como é o caso do novo pacote off-road.

Esta é somente uma atualização de meio ciclo de vida, embora a verdade seja que o modelo já está a muitos anos no mercado, de modo que podemos esperar que após esta nova renovação do modelo atual, seu ainda não confirmado sucessor demore alguns anos mais a chegar.

Esta atualização não alterou o esquema técnico habitual do modelo, nem a nível de chassi nem a nível mecânico, de modo que debaixo do enorme capô do Lexus GX 460 2020 seguimos encontrando o mesmo motor V8 aspirado de 4.6 litros que entrega 305 cv e 446 Nm de torque máximo. Como é de se esperar, a única transmissão disponível é automática e está associada com um sistema de tração total com diferencial de deslizamento limitado Torsen.

A maioria das novidades estéticas surgem na parte frontal, onde percebemos como a marca ampliou ainda mais a grade central com a habitual forma de relógio de arena e incluiu novos faróis, com um desenho mais similar aos outros modelos da linha Lexus. De resto, somente as rodas e as lanternas traseiras indicam que estamos diante de um exemplar do novo modelo 2020.

No interior não há mudanças de consideração, exceto a atualização do sistema de infotainment, que inclui as últimas atualizações de software, assim como os últimos aplicativos e serviços da marca. Entre as novidades surgem novos materiais e cores para os revestimentos, como é o caso de um chamativo tom vermelho para o couro dos bancos.

Outra das novidades é o novo Off-Road Package opcional, que permite ao usuário aumentar o rendimento do modelo fora do asfalto graças às diversas câmeras situadas no exterior do modelo e que permitem monitorar tudo o que acontece ao redor do veículo, além das novas funções Crawl Control e Multi-Terrain, que ajustam diversos parâmetros da transmissão e da suspensão. Além disso, o novo GX 460 inclui o Safety System+, que integra sistemas como o assistente de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de mudança de faixa, controle automático de luzes altas e controle de cruzeiro adaptativo com radar dinâmico.