2020 - LEXUS GX OVERLAND CONCEPT

O mundo automobilístico mudou-se para o Canadá durante estes dias, onde está acontecendo o Salão de Montreal, um evento que foi aproveitado por vários fabricantes para exibir alguns protótipos tão chamativos como este Lexus GX Overland Concept.

Trata-se de um todo-terreno autêntico que viu melhoradas as suas capacidades off-road graças à presença de novos componentes e de interessantes modificações mecânicas realizadas sobre seu chassi de longarinas e barras transversais. Seguindo os passos do Lexus GXOR Concept, revelado no ano passado, este 4x4 apresenta uma imagem destacada, e não por sua pintura na cor azul claro nem pelos gráficos decorativos na parte traseira.

A primeira coisa que chama a atenção é uma suspensão personalizada, que agora conta com novos componentes e um maior recorrido, acompanhada por rodas exclusivas e pneus Toyo Open Country. Estas características lhe brindam uma capacidade melhorada para circular por terrenos complicados, mas no caso de as coisas se tornarem mais difíceis, o GX Overland pode confiar em um para-choque específico com guincho, assim como um completo jogo de proteções metálicas na parte baixa da carroceria.

O Lexus também escondeu outro segredo na parte superior, ou seja, o lugar escolhido para abrigar uma barraca de camping dobrável que vem acompanhada por um toldo de grandes dimensões e inclusive uma ducha, ideal para refrescar-se depois de uma dura e calorosa exploração.

Em relação ao interior, surge um habitáculo muito mais luxuoso, o que caberia esperar de um veículo com estas características. Conta com couro vermelho, molduras de alumínio e madeira, telas na parte traseira dos encostos dos bancos dianteiros e um sistema de som envolvente Mark & ??Levinson de 17 alto-falantes, entre outras coisas. Tudo isso encaixa com a ideia de a marca japonesa criar um carro pensado para um ‘acampamento de luxo’.

Na hora de explorar o terreno, este modelo recorre a um propulsor a gasolina V8 aspirado de 4.6 litros. Trata-se de um motor idêntico ao do GX 460 no qual está baseado, ou seja, uma mecânica que oferece 305 cv de potência e um torque máximo de 446 Nm. Surge acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades e um sistema de tração nas quatro rodas permanente, configurável com base em cinco programas diferentes.