2021 - LEXUS IS

O Lexus IS 2021 é a mais recente novidade da marca japonesa. Um sedan que chega com uma imagem exterior atraente, leves mudanças no interior, uma dinâmica de condução melhorada e uma linha de motorizações sem surpresas. Não se trata de uma nova geração, na realidade é a segunda e mais importante atualização sofrida por este sedan de quatro portas desde sua introdução em 2013.

Porque apesar do que possa sugerir seu design exterior, o Lexus IS 2021 toma como ponto de partida a terceira geração do sedan mais compacto da marca. Com relação ao Lexus IS que já conhecíamos, o novo alcança um comprimento de 4.710 mm (+30 mm), uma largura de 1.840 (+40) e uma altura de 1.435 (+5), enquanto que a distância entre-eixos permanece intacta em 2.800 mm.

As mudanças estéticas afetam a frente, onde há uma nova grade e novo para-choque, além de faróis com tecnologia LED. Estes últimos, como novidade, integram em seu interior a luz de condução diurna que até agora formava uma unidade independente. Na vista lateral, o novo Lexus IS mostra rodas de liga leve com desenhos inéditos, além de saias e portas com formas atualizadas para transmitir mais dinamismo visual.

A este último também contribui a traseira, que agora mostra formas mais arredondadas e conta com lanternas mais afiladas e unidas entre si através de uma tira luminosa que cruza de lado a lado a tampa do porta-malas. Como até agora, o acabamento F-Sport acentua ainda mais as características esportivas do exterior e como novidade, agora pode contar com rodas de liga leve BBS de 19 polegadas, 1.8 kg mais leves que as de série.

Fica claro que as mudanças introduzidas no exterior do Lexus IS 2021 são mais que notáveis, passemos agora a ver o que muda por dentro. E para isso começamos com o habitáculo, cujas novidades são escassas: mudam ligeiramente as saídas de ar, foi eliminado o aplique decorativo que ia sobre o porta-luvas e deslocaram a tela do sistema multimídia para que fique mais próximo do condutor. Esta última pode ser agora de até 10.3 polegadas, sendo compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Amazon Alexa.

Embora o novo IS 2021 utilize a base do seu antecessor, a Lexus investiu muitos recursos para melhorar o seu comportamento. Com uma regulagem realizada no novo Centro Técnico da Toyota em Shimoyama (Japão), os engenheiros buscaram tornar mais rígido o chassi adicionando elementos de reforço e mais soldas em diferentes pontos. Também foi recalibrada a suspensão, que agora conta com trapézios de alumínio 18% mais leves que os de aço que utilizava até agora.

Em relação à linha de motores do Lexus IS 2021, em princípio não há grandes mudanças. Em quase todos os mercados internacionais é oferecido com uma linha de blocos a gasolina e híbridos. A oferta inclui o IS 300 com motor 2.0 turbo de 244 cv e 349 Nm, o IS 300 AWD com motor 3.5 V6 aspirado com 265 cv e 320 Nm, o IS 350 com um 3.5 V6 aspirado de 315 cv e 379 Nm e o IS 300h híbrido.

Quanto a este último, o Lexus IS 300h, a marca não detalhou seus dados de rendimento, de modo que entendemos que não varia, mantendo os 223 cv. No comunicado de imprensa emitido para a ocasião indicam que foi recalibrada a resposta do acelerador para aumentar a sensação de esportividade ao volante.

Está previsto que o Lexus IS 2021 comece a ser comercializado em setembro em aproximadamente 40 mercados de todo o mundo, incluindo Estados Unidos e Japão, mas não foi informado nada sobre o Brasil por enquanto.