2021 - LEXUS UX 300e

Por estes dias está sendo celebrado na China o Salão de Guangzhou 2019, um evento relevante para o crescente mercado chinês e onde foram revelados alguns novos modelos, entre os quais se destaca o Lexus UX 300e, a versão totalmente elétrica do último SUV da marca e o primeiro modelo 100% elétrico da Lexus. Sua chegada a outros mercados está prevista para o próximo ano de 2020.

O Lexus UX está disponível, até o momento, com um sistema de propulsão híbrido não plug-in que mantém a filosofia da Lexus e sua empresa matriz, a Toyota. No entanto, o novo objetivo de 95 g/km de emissões médias de CO2 a nível europeu está provocando que muitas marcas acelerem a chegada do carro elétrico, inclusive aquelas que se mostravam mais reticentes à eletrificação total de seus veículos.

Dentro da iniciativa ‘Lexus Electrified’, a marca tomou como base um UX com motor híbrido e mudou seu sistema de propulsão por um totalmente elétrico com uma potência de 204 cv. Encontra-se localizado na frente da carroceria e é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 54.3 kWh, que proporciona autonomia suficiente para rodar até 400 quilômetros com uma só carga, segundo dados do antigo ciclo de homologação NEDC. Depois de submetê-lo ao novo ciclo WLTP, a cifra de autonomia será um pouco mais baixa, porém também mais de acordo com uma condução real.

A bateria está localizada debaixo do piso no Lexus UX 300e, o que ajuda a baixar o centro de gravidade, e junto com as características melhoradas da suspensão, o SUV elétrico da Lexus melhora sua dinâmica de condução, segundo o fabricante. Por enquanto a Lexus não revelou números de rendimento, mas promete que o UX elétrico será ‘rápido’, ao mesmo tempo em que o condutor poderá usar os modos de condução e a alavanca de câmbios para gerenciar os níveis de regeneração.

Em termos estéticos, o UX 300e pouco se diferencia da versão com motor híbrido, apenas pela nova placa de denominação e rodas específicas que melhoram a aerodinâmica do conjunto. Os engenheiros trabalharam no isolamento acústico do interior e também equiparam o sistema Active Sound Control (ASC), que transmite sons ambientais para brindar o condutor e os ocupantes com uma sensação mais natural de condução.

No interior, as mudanças mais importantes são encontradas no quadro de instrumentos digital e no sistema multimídia, onde foram integradas todas as funções referentes ao sistema de propulsão elétrico. Além disso, os proprietários terão à disposição um aplicativo móvel específico que permite controlar o nível de carga da bateria e a autonomia. Também permite programar a hora de carga e várias funções de forma remota, como o climatizador, os bancos aquecidos e o vidro vigia traseiro térmico.