2017 - LISTER JAGUAR KNOBBLY STIRLING MOSS

Este é um daqueles carros que, só olhando, dá para saber que é um objeto de colecionador. Trata-se do Lister Jaguar Knobbly Stirling Moss, um modelo mais leve e elegante do que aquele conduzido por Moss em Silverstone em 1958, sendo o único carro com estrutura de magnésio do mundo. O modelo começará a ser entregue a partir de outubro deste ano e custará 1 milhão de libras esterlinas (4,3 milhões de reais). Serão fabricados apenas 10 exemplares.

O novo Lister Jaguar Knobbly é equipado com um motor de seis cilindros e 3.8 litros do Jaguar D-Type que desenvolve 340 cv. Graças a ele, acelera de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. O motor surge acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades e alcança os 296 km/h de velocidade máxima. Nada mal para um carro projetado há 60 anos.

O ponto forte desse carro é o peso reduzido, que o faz especial e diferente. O falecido fundador da empresa, Brian Lister, era obcecado com a economia de peso, uma vez que isso permite aumentar a velocidade e faz com que o carro seja mais fácil de dirigir, de modo que o Lister Jaguar Knobbly Stirling Moss tem um peso de 841 kg graças a um chassi de aço com estrutura de magnésio.

O magnésio tem alguns inconvenientes: é muito difícil de encontrar hoje em dia e é difícil e perigoso de moldar, razão pela qual terão poucas unidades disponíveis.

Esta é a segunda vez que o famoso piloto de corridas britânico Stirling Moss, hoje com de 86 anos de idade, dá o seu nome a um automóvel. A primeira foi em 2009 para o Mercedes-Benz SLR Mclaren. Além disso, Moss entregará as chaves pessoalmente a cada novo proprietário na ocasião da entrega de seu carro. Uma cerimônia seguida de um encontro com o legendário piloto e com a oportunidade de escutar suas histórias pessoalmente.

Os compradores do Lister Jaguar Knobbly Stirling Moss terão que escolher entre um carro que possa circular por qualquer estrada, ou outro com especificações para corridas. Este último virá acompanhado do passaporte FIA HTP que permite, entre outras coisas, participar de uma corrida especial em homenagem a Stirling Moss e outros acontecimentos históricos. A pintura verde e amarela mostrada nas fotos é de série, assim como o interior, que pode ser configurado na medida e gosto do cliente.