2020 - LOTUS EVORA GT

Quase em silêncio, o fabricante britânico apresentou no mercado norte-americano o novo Lotus Evora GT. Pois exceto por alguns poucos teasers divulgados por alguns distribuidores da Lotus nos Estados Unidos e no Canadá, no resto do mundo não havia sido anunciada a chegada desta nova versão. O que chega a ser uma surpresa, pois a marca britânica é uma autêntica especialista de criar novas versões a partir de muito poucas mudanças.

No entanto, nesta ocasião surge uma versão que é exclusiva para o mercado da América do Norte e que, além disso, é muito similar a uma versão já existente que é comercializada na Europa. Provavelmente por isso a marca não se preocupou em anunciá-la oficialmente. O que não quer dizer que não pense em fazê-lo em um futuro, mas a nível local.

O novo Lotus Evora GT é a grosso modo a versão para o mercado dos Estados Unidos e do Canadá do Lotus Evora GT410 Sport. A nível estético conta com os mesmos elementos de design e muito poucas novidades, como é o caso da parte em preto que é encontrada na área central inferior do para-choque dianteiro, os emblemas exteriores e os acabamentos na mesma cor da carroceria de alguns elementos do habitáculo, cujos revestimentos combinam couro e Alcantara com costuras do mesmo tom da carroceria em contraste.

A única diferença encontrada entre o novo Lotus Evora GT e o Evora GT410 Sport é a potência, pois se o motor V6 do modelo europeu entrega 416 cv (410 hp), o novo modelo norte-americano produz 422 cv (416 hp). A marca britânica não revelou os motivos, mas certamente este aumento de potência se deva aos ciclos de homologação de emissões e consumo mais restritivos que são encontrados na Europa, o que explicaria que a marca não tenha utilizado simplesmente a denominação GT410.

De resto, os poucos números oficiais que já foram revelados são idênticos em ambos os casos, como é o caso do peso em ordem de marcha homologado, de 1.361 quilos em ambas as versões. Os desempenhos também são muito similares, uma vez que o novo Evora GT conta com uma velocidade máxima de 305.78 km/h (190 mph), sendo capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em 3.9 segundos.

Por enquanto não foi divulgado o preço desta nova versão nem a composição da linha e seu equipamento nos mercados canadense e americano, mas segundo o site oficial da marca nesses mercados, o novo Evora GT só estará disponível em 5 cores: vermelho, azul, cinza, laranja e branco, em clara contraposição à mais ampla linha cromática que pode ser encontrada na Europa.