2021 - MERCEDES-AMG BUSSINK GT R SPEEDLEGEND

O Bussink GT R SpeedLegend é basicamente uma versão speedster do Mercedes-AMG GT R. Este genial modelo de dois lugares foi criado por Roland A. Bussink, um colecionador privado que encomendou o projeto à empresa HWA AG, que tornou a ideia de Bussink em realidade. Em princípio serão fabricados apenas cinco exemplares, e todos eles já foram vendidos.

Trata-se de um carro impressionante, e embora não seja um produto oficial da Mercedes-AMG, pelo menos tem a aprovação da marca de Affalterbach. 

De acordo com seu criador, para este carro tomou-se como inspiração o Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss e também os monolugares de Fórmula 1 da Mercedes-Benz. O projeto foi iniciado há um ano e meio e o carro já está pronto para ser conduzido.

Obviamente, as modificações na estrutura e na carroceria do GT R Roadster original são muitas, já que exigiram uma infinidade de reforços, como o chamado Speedbow, que é a estrutura ao estilo ‘halo’ da Fórmula 1 que serve de proteção para os ocupantes.

Debaixo do capô deste GT R se esconde o mesmo motor de 4.0 litros V8 biturbo do modelo original, embora convenientemente modificado para obter uma potência de 850 cv e um torque máximo de 767 Nm, em comparação aos 585 cv e 700 Nm do modelo de série.

Embora não tenham especificado as cifras de desempenho, este GT R Speedster deverá ser mais rápido que o modelo de série. Lembrando que quando sai da fábrica o esportivo anuncia uma aceleração 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e uma velocidade máxima de 318 km/h.