2022 - MERCEDES-BENZ EQB

O Mercedes-Benz EQB representa o próximo passo na expansão de veículos elétricos do fabricante alemão. Trata-se de um SUV de dimensões compactas, com possibilidade de transportar até sete passageiros em um ambiente atento aos detalhes, carregado de tecnologia e com interessantes soluções de versatilidade.

Assim como o EQA, o EQB está baseado em um modelo já existente na linha da Mercedes-Benz: o GLB. O perfil, as dimensões (mede 4.68 metros de comprimento) e vários traços da traseira tem origem no modelo a combustão, embora banhados com o DNA dos veículos elétricos da marca. A frente é compartilhada com o EQA e sobressai por uma grade plana.

No interior há muito do novo estilo da Mercedes-Benz, sem importar se é um veículo a gasolina ou um elétrico. A principal diferença do EQB em relação ao GLB se encontra no funcionamento do sistema MBUX, que adiciona ‘inteligência elétrica’ ao navegador para traçar a rota mais eficiente. Conserva a opção de terceira fila de assentos, onde dois passageiros de até 1.65 metros podem acomodar-se facilmente.

A linha de motores será ampla. O modelo apresentado na China anuncia um motor de 292 cv e tração integral, no entanto, a Europa o receberá com opções de propulsão mais acessíveis. A Mercedes-Benz não entrou em detalhes, embora tudo indique que estará disponível com os mesmos propulsores de 190 a 270 cv do EQA, com tração dianteira ou integral. Para a Europa anuncia até 419 km por carga.

Para a China, o Mercedes-Benz EQB será fabricado localmente e estará à venda no meio do ano. O resto do mundo receberá o SUV elétrico a partir da fábrica da marca na Hungria - embora as baterias sejam fabricadas na Alemanha e Polônia, começando as entregas na Europa no final do ano e continuando com as Américas durante 2022.