2021 - MG EHS PLUG-IN HYBRID

Longe de ser aquela marca de automóveis de estilo esportivo com sede no Reino Unido, a MG agora vive uma segunda juventude após ter sido incorporada no grupo chinês SAIC Motor e sua principal aposta é a mobilidade ecológica. Por isso, a empresa acaba de apresentar seu segundo modelo para a Europa continental e, como não poderia ser de outra forma, trata-se de um SUV que foi denominado MG EHS Plug-in Hybrid.

O crossover ecológico apresenta um design chamativo onde se destacam a proeminente grade e os faróis dianteiros com luzes LED de condução diurna, que são compostas por nove unidades individuais que mostram um efeito visual dinâmico quando o automóvel está desbloqueado. Para dar-lhe um toque de esportividade, a MG optou por introduzir na parte traseira saídas de escape em ambos os lados da placa protetora de alumínio.

Com relação ao interior, o SUV se destaca por sua atenção ao conforto e à qualidade, com acabamentos bem cuidados, materiais premium e uma ergonomia elevada. Alguns dos elementos que mais chamam a atenção são o quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e a tela táctil de 10.1 polegadas localizada no centro do painel e de onde se permite um funcionamento intuitivo do sistema de infotainment, que inclui navegação, rádio digital DAB e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Nos lugares traseiros surgem bancos com encosto ajustável, saídas de ar duplas e duas saídas USB.

Debaixo do capô se encontra um sistema de propulsão híbrido plug-in que é composto por um motor térmico a gasolina e outro elétrico. O primeiro deles é um bloco turbo alimentado de 4 cilindros e 1.5 litros que desenvolve 162 cv de potência e um torque máximo de 250 Nm, enquanto que a unidade elétrica oferece 122 cv e 230 Nm. Ao trabalhar de forma conjunta são obtidos 258 cv de potência e 370 Nm, digeridos por uma transmissão automática de 10 velocidades. Com tudo isso, o MG EHS acelera de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos.

A encarregada de proporcionar a energia elétrica ao motor de 90 kW é uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 16.6 kWh, graças à qual o SUV é capaz de rodar até 52 quilômetros (WLTP) utilizando unicamente a propulsão ecológica, ou seja, sem recorrer ao propulsor de combustão interna. O carregador de bordo de 3.7 kW permite que a bateria seja carregada por completo em um ponto de carga público (CA) em aproximadamente 4 horas e meia. O EHS também está equipado com um sistema de frenagem regenerativa, que armazena a energia liberada durante a desaceleração e a reutiliza para otimizar a autonomia da bateria e reduzir ainda mais o consumo de combustível.

Nas palavras de Matt Lei, CEO da MG Motor Europe: “O condutor de hoje quer um veículo totalmente elétrico que facilite a condução sustentável sem ter que preocupar-se muito com a autonomia. Para aqueles que ainda não estão preparados para um automóvel 100% elétrico, lançamos o MG EHS Plug-in Hybrid: nosso segundo SUV eletrificado, além do MG ZS EV completamente elétrico”.

O MG EHS Plug-in Hybrid será oferecido com os acabamentos Luxo e Confort, quatro cores de carroceria (preto, branco, vermelho e prateado) e dois tons interiores (preto e vermelho). Em termos de segurança conta com um sistema de ajudas e assistências à condução que se englobam dentro do denominado MG Pilot, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, sistema de informação de ponto cego, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e uma câmera de 360º. O SUV já está disponível para pré-venda e testes de condução em alguns países da Europa com um preço inicial de 34.000 euros, dependendo do mercado.