2021 - MG GLOSTER

Está tudo pronto para a chegada do novo MG Gloster aos concessionários indianos. A Morris Garage abriu o livro de pedidos deste novo e interessante crossover, um modelo que foi apresentado há alguns meses no âmbito do Salão de New Delhi. Já se conhecem todas as chaves deste SUV destinado a lidar em uma categoria onde a oferta está crescendo de maneira significativa na Índia.

A MG optou por batizar este modelo com o nome Gloster como uma homenagem à aviação britânica. Embora esta marca pertença há alguns anos ao gigante chinês SAIC, não renega suas raízes na hora de realizar diversos projetos. Este crossover é um claro exemplo de como a marca faz isso e, sobretudo, traz à tona o seu passado britânico.

Na parte estética há importantes novidades com relação ao resto dos modelos que integram a linha SUV da MG no mercado indiano. A verdade é que rompe bastante com a linha vista tanto no MG Hector como, mais recentemente, no MG Hector Plus. Adota uma característica grade com grossas lâminas horizontais e sobre as quais se encontra o emblema da marca.

Ladeando a grade, mas sem ter contato, encontram-se os faróis que contam com tecnologia LED. Também exibe uma elevada linha de cintura e diversos traços próprios de um crossover para transmitir força, assim como um certo ar aventureiro. Não devemos perder de vista as barras de teto e a forma das lanternas traseiras.

Por outra parte, e não menos importante, há outros detalhes a destacar, como as saídas de escape reais e não simuladas, as rodas de liga leve e os espelhos retrovisores externos que, além de incluir as luzes intermitentes para a indicação de giro, contam com um projetor que mostrará o logotipo da marca no solo. Além disso, a carroceria está disponível em quatro cores: Agate Red, Metal Black, Metal Ash e Warn White.

O MG Gloster mede 4.985 mm de comprimento, 1.926 mm de largura, 1.867 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.950 mm.

Quanto ao interior do novo MG Gloster, surge outra das chaves determinantes deste novo SUV, o seu espaçoso habitáculo. Está disponível uma versão de 6 lugares em uma disposição 2+2+2 com bancos individuais na segunda fila. Também é possível optar por uma versão de 7 lugares em 2+3+2.

A MG deu uma ênfase especial no cuidado dos acabamentos e materiais utilizados para criar um ambiente próprio de um modelo de assinatura Premium. Além disso, podemos conectar este aspecto com o equipamento tecnológico, que é bem completo e onde a conectividade está muito presente. O quadro de instrumentos apresenta uma grande tela a cores para mostrar informação útil para a condução. A isso é preciso somar uma tela táctil de dimensões generosas para utilizar o sistema de infotainment que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Outros equipamentos destacáveis são o carregador sem fios para dispositivos móveis compatíveis, função de abertura mãos livres da tampa traseira, sensor de chuva, teto panorâmico e o sistema de filtragem PM2.5 do ar para o habitáculo. Através de um aplicativo para dispositivos móveis poderemos ter certo controle à distância sobre determinadas funções do veículo, como ligar o motor, abrir ou fechar os vidros, ativação e desativação do aquecimento dos bancos, etc.

Com relação à segurança, a MG também cuidou muito deste aspecto. O novo Gloster conta com múltiplos airbags, ESP, TCS e câmera de visão 360º. A lista de sistemas de assistência à condução é bem completa. Entre outras funções há o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente automático de estacionamento, detecção de ponto cego, aviso de colisão frontal, detector de fadiga do condutor e alerta de saída involuntária de faixa.

No que diz respeito à parte mecânica, o novo Gloster só estará disponível com motores diesel. A opção de acesso é um motor de 2.0 litros turbo com 163 cv e 375 Nm de torque máximo, junto a um sistema de tração dianteira. Um escalão acima encontra-se o motor 2.0 litros Twin-Turbo com 218 cv e 480 Nm com tração total. Em ambos os casos há uma transmissão automática de 8 velocidades.

A MG destaca que o novo Gloster está equipado com um sistema de tração total de última geração. Uma das chaves neste aspecto é que se pode utilizar um seletor de 7 modos de condução para adaptar a tração às condições reais de cada momento. São os seguintes: Neve, Areia, ECO, Lama, Auto, Rocha e Sport.