2021 - MINI COOPER ELECTRIC BY LEC

LCE são as siglas de London Electric Cars, uma jovem empresa com sede no Reino Unido que se dedica a modificar veículos convencionais com motor a combustão para transformá-los em silenciosos e eficientes veículos elétricos. Sua última criação dará muito o que falar, pois se trata de um modelo muito querido pelos aficionados pelo automobilismo, o MINI clássico.

O MINI modificado pela LEC é agora uma versão 100% elétrica que prescinde por completo do seu powertrain alimentado por gasolina para adotar um esquema puramente elétrico. Mas não um modelo qualquer, pois é composto por componentes reciclados de outros modelos em desuso.

O novo MINI elétrico da LCV equipa motores e baterias procedentes do Nissan LEAF, tomadas de unidades sinistradas e em desuso, de modo que é consideravelmente mais ecológico que fabricar os componentes totalmente novos a partir do zero. Apesar de sua enorme metamorfose técnica, a nível estético o modelo é restaurado à sua condição original, de modo que exceto por seu silencioso movimento e a ausência da saída de escape, torna-se impossível distinguir esta versão alimentada por baterias de qualquer outro MINI clássico.

O preço desta transformação não é barato, 25.000 libras esterlinas, algo como 178.000 reais ao câmbio atual. Isso não inclui impostos nem o veículo doador, ou seja, o MINI clássico deve ser aportado e somado à fatura final. Em troca temos um MINI restaurado com uma silenciosa mecânica elétrica e baterias de 20 kWh que permitem uma autonomia máxima de 113 km, embora a empresa já anunciou uma atualização capaz de aumentar essas cifras de autonomia.

De modo comparativo, o novo MINI Cooper SE conta com uma autonomia de 235 quilômetros segundo o ciclo WLTP e seu preço parte do equivalente a 200.000 reais no mercado europeu.

MINI COOPER ELECTRIC BY LEC