2020 - MINI MOKE V8 MASERATI BY LAZARETH

Corria a década de 60 do século passado, quando a British Motor Corporation (BMC) decidiu lançar no mercado um pequeno automóvel derivado do MINI original, com apenas três metros de comprimento, dois bancos e um peso que oscilava entre 400 e 600 quilos. O carro foi concebido como um veículo de recreação, já que seu modesto motor de quatro cilindros não oferecia muita potência, algo que choca diretamente com o exemplar que acaba de ser construído pela Lazareth.

Dizemos isso porque o preparador francês, especializado em projetar e personalizar protótipos, voltou aos velhos tempos com o MINI Moke, embora nesta ocasião não para transformá-lo em um carro anfíbio, mas para criar um pequeno monstro sobre rodas. Instalaram o propulsor V8 de um Maserati no diminuto vão motor do modelo britânico, resultando em um dos veículos mais divertidos do momento.

Apelidado de ‘MINI V8 M’, este pequeno monstro deu as boas-vindas a um motor de oito cilindros aspirado de 4.7 litros, que desenvolve um total de 460 cv de potência, assim como um torque máximo de 520 Nm. Como é lógico, a transmissão original de quatro velocidades foi trocada por uma automática que transmite toda a energia ao eixo traseiro. Não sabemos suas especificações, mas sabemos que o conjunto pesa 850 quilos, ou seja, quase o dobro de quando saiu original de fábrica.

Isto significa que conta com uma relação peso/potência melhor que a de um Ferrari F8 Tributo, não contando nem com o chassi nem com as ajudas eletrônicas e a aerodinâmica do modelo italiano. Mas ao contar com um teto descoberto, mais de 400 cv e uma distância entre-eixos, torna-se um dos veículos mais divertidos do momento. Se algum entusiasta ficou seduzido por este MINI Moke, a Lazareth colocou este exemplar à venda, mas o preço não foi informado.

Não sabemos como se comporta, mas conhecemos o som do seu motor, já que o preparador francês fez um vídeo imitando o famoso curta-metragem ‘C'était un rendez-vous’ (aqui). No lugar das ruas de Paris optou-se por uma estrada onde o V8 se sente muito feliz sacando todo o seu potencial.



MINI MOKE V8 MASERATI BY LAZARETH