2022 - MITSUBISHI OUTLANDER

O novo Mitsubishi Outlander 2022 acaba de ser revelado. Estas são as primeiras imagens e dados oficiais desta nova geração do crossover japonês, que inicia sua quarta etapa no mercado desde que foi apresentado originalmente em 2001. Trata-se de uma apresentação tremendamente importante para a empresa japonesa.

Por enquanto, a marca japonesa limitou-se a realizar a apresentação global do modelo, de modo que não foram reveladas a maioria de suas especificações nem suas novas cifras de desempenho. Apenas foram mostradas as primeiras imagens do interior e do exterior do crossover e citadas suas novidades mais importantes a nível técnico, que não são poucas. Em princípio, só foi revelada a data de chegada da versão destinada ao mercado norte-americano, de modo que estas imagens também correspondem a essa versão.

Esta é a parte mais complexa de se analisar do novo Mitsubishi Outlander 2022, pois parece claro que a empresa aderiu ao lema “se algo funciona bem não mude”, já que a nível estético o novo modelo é bastante parecido com seu antecessor. Até o ponto de que certamente diante dos olhos de um inexperiente pode ser problemático distingui-los à primeira vista, sobretudo em sua perspectiva frontal.

O design do novo Mitsubishi Outlander 2022 foi adiantado pelo Mitsubishi Engelberg Tourer Concept apresentado em 2019 e conta com uma estrutura muito similar à de seu antecessor na parte dianteira, que não é idêntica, mas mostra uma nova interpretação da linguagem ‘Dynamic Shield’ que a Mitsubishi já vem utilizando há vários anos. As ópticas superiores são agora mais delgadas e estão integradas na grade superior que aparece dividida em 3 grandes lâminas horizontais cromadas, enquanto que o conjunto óptico principal está um pouco mais abaixo com formas poligonais e em posição vertical, contrastando enormemente com as inúmeras formas horizontais que compõem a parte frontal. A nova geração do Outlander é mais estilizada, mas sua dianteira é tão parecida à anterior que qualquer um poderia pensar que estamos diante de um facelift. Até o nervo que forma a linha de cintura se encontra no mesmo lugar.

Curiosamente, é na parte traseira onde vamos encontrar mais novidades nesta nova geração do crossover, pois o modelo muda completamente ao adotar formas mais retas e maciças, além de exibir novas lanternas horizontais. Estas novas formas são denominadas ‘Hexaguard Horizon’ pela Mitsubishi.

Entretanto, no interior surge um Mitsubishi Outlander muito diferente, que estreia um painel muito estilizado e moderno que aumenta notavelmente a sensação de qualidade percebida. Ele conta com uma tela central do tipo flutuante de 8.0 polegadas que se eleva sobre um painel inclinado de formas muito limpas e minimalistas. Esta se une ao túnel central por um grande console muito inclinado que recebe vários comandos, como o de freio de mão elétrico e o seletor da transmissão automática. As versões mais altas poderão equipar um painel de instrumentos totalmente digital de 12.3 polegadas e um Head-Up Display de 10.8 polegadas.

A nível técnico surge um modelo muito diferente e tremendamente atual, pois embora o novo Mitsubishi Outlander seja bastante continuísta na parte estética, a verdade é que debaixo da carroceria é um modelo completamente novo, que inclusive utiliza uma nova plataforma, a arquitetura CMF herdada da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Embora a marca japonesa tenha sido bastante parca em detalhes, o mais destacável das novidades técnicas desta nova geração é a estreia de um motor de 2.5 litros totalmente novo, do qual apenas informaram que melhorará a potência em relação ao anterior em cerca de 8.9% e sua eficiência em 2.6%. Ele irá associado a uma nova transmissão automática do tipo CVT e contará com uma nova embreagem hidráulica acionada por um motor elétrico para controlar a distribuição do torque entre ambos os eixos nas versões de tração total.

Além das novas telas do interior e o renovado sistema de infotainment compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o novo Outlander 2022 exibirá pela primeira vez um novo sistema de assistência à condução. A empresa não forneceu muitos detalhes sobre seu desempenho, mas afirma em seu comunicado que “o sistema MI-PILOT integra o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), respaldando o condutor ao manter a distância entre os veículos e no centro da faixa”.

A empresa deverá revelar em breve o resto das especificações e a composição da linha para os diferentes mercados regionais onde o crossover estará presente.