2020 - MORGAN PLUS 6

Durante o primeiro dia de imprensa do Salão de Genebra 2019, a tradicional marca britânica revelou as primeiras imagens e todos os dados do novo Morgan Plus Six, o primeiro modelo novo da marca em muitos anos.

Embora ainda conte com a tradicional estética dos esportivos da marca britânica, a verdade é que o novo Morgan Plus Six é um modelo revolucionário para a linha do fabricante, já que estreia o completamente novo chassi de alumínio da marca, assim como os novos motores de 6 cilindros turbo de origem BMW.

Como se pode apreciar nas primeiras imagens oficiais, o novo Morgan Plus Six conta com uma estética bastante renovada. Praticamente todos os painéis da carroceria foram estilizados para oferecer uma imagem mais atual e moderna que o Morgan Plus 8 anterior.

As dimensões do modelo mudaram ligeiramente, com uma nova distância entre-eixos 18 mm maior e um renovado habitáculo que ganhou até 20 cm extra de comprimento. Isso é o que se nota nessas primeiras fotografias oficiais.

O responsável pelas novas medidas é o novo chassi de alumínio criado pela marca e que foi denominado CX - número 110 em algarismos romanos para homenagear o 110º aniversário da marca. O novo chassi também estreia um novo esquema de suspensão, dotado de uma configuração muito mais moderna. No eixo dianteiro há um sistema independente de duplo braço e no traseiro um complexo esquema multibraço de 5 pontos.

Apesar do novo tamanho e de contar com novos elementos de reforço estrutural e estruturas deformáveis, sem esquecer do novo equipamento tecnológico, o peso total do conjunto não é muito maior que o do modelo de 8 cilindros ao qual substitui.

O novo motor de 6 cilindros de origem BMW é o bloco B58 turbo que entrega 340 cv e está acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades. Este é o mesmo motor que pode ser encontrado debaixo do capô dos novos BMW Z4 e Toyota Supra. Como é tradicional, a única opção disponível é a tração traseira e a única ajuda eletrônica é o sistema ABS. A velocidade máxima do novo modelo é de 274 km/h.

No interior surge um habitáculo que conta com mais espaço e um design, que embora continue sendo de marcado caráter clássico, foi convenientemente atualizado e melhorado com um novo equipamento, como é o caso da tela TFT do painel de instrumentos.

O novo Morgan Plus Six será lançado na primavera europeia e as primeiras 50 unidades corresponderão a uma nova edição limitada de lançamento, totalmente carregadas de equipamento por um preço de 89.995 libras, o que significa algo como 447.000 reais ao câmbio atual. Após a fabricação dessa edição limitada começará a produção de unidades regulares.