2017 - NIO EVE CONCEPT

As marcas de carros que oferecem revolucionários modelos elétricos com desenhos tirados de filmes de ficção científica não param de pipocar. A NextEV é uma empresa de capital chinês e que havia apresentado já faz algum tempo o hiperesportivo EP9 com 1.360 cv de potencia e um torque de 6.333 Nm. Este supercarro contava com quatro motores elétricos e conseguiu bater um recorde no circuito de Nürburgring marcando um espetacular tempo de 7:05:12 (veja aqui).

Essa mesma empresa mudou seu nome para NIO e agora, no lugar de apresentar um veículo de alto desempenho, mostra uma versão familiar. O NIO Eve Concept é um modelo, também elétrico, com perfil tipo hatchback que conta somente com duas portas e que oferece espaço para até sete ocupantes. Para conseguir isso, os engenheiros da empresa situaram as rodas nas esquinas do carro, proporcionando com isso maior estabilidade e espaço interior.

Como se pode ver no vídeo abaixo, seu habitáculo é minimalista ao máximo, pois substitui quase todos os comandos e controles por telas e hologramas. Além disso, como elemento de conforto adicional, conta até com uma mesa dobrável para que os passageiros desfrutem enquanto o carro - que conta com tecnologia de condução autônoma - os leva ao lugar que tenham escolhido como destino.

Para desenvolver esse sistema de auto condução, a NIO contou com a ajuda da Mobileye e da NVidia. Por enquanto os responsáveis da NIO não deram muitos detalhes de seu funcionamento, mas informaram que quase todas as funções do veículo poderão ser realizadas através do comando por voz. Dessa forma, simplificará muito o trabalho do condutor, fazendo com que viajar nesse veículo se torne um pouco mais simples.

Dados técnicos e desempenho ainda são uma incógnita. No entanto, se chegar ao mercado com um dos motores do EP9, contará com algo em torno dos 340 cv. A autonomia também não foi revelada, mas a NIO informou que as primeiras unidades poderão estar rodando pelas ruas de meio mundo até o ano de 2020. Resta aguardar.