2019 - RADICAL RAPTURE

Habitualmente conhecemos a Radical por seus famosos modelos de corridas que oferecem uma condução pura para competir ou simplesmente divertir-se em um circuito. No entanto, para a edição do último Goodwood Festival of Speed foi apresentado um carro de corridas totalmente homologado para estrada, mas que mantém toda a essência da Radical.

Trata-se do Radical Rapture e é o último modelo criado pelo fabricante britânico de carros de competição. Um modelo que leva toda essa experiência de condução pura para as estradas do mundo, sendo preciso somente ver seu aspecto para corroborá-lo. Não conta com para-brisas, nem sequer um minúsculo como em outros carros de track-day, é um tipo de condução sem nenhum tipo de filtro.

Além disso, sua carroceria continua sendo basicamente a mesma que a de seus irmãos de competição, uma barchetta que não se sabe como se comportará em um asfalto mais irregular, mas sabe-se que a carroceria foi elevada ligeiramente, além de equipar uma suspensão Kik-link com amortecedores ajustáveis. Todos estes ajustes foram feitos para cumprir com a norma do Reino Unido para veículos pessoais, embora também clientes de outros mercados europeus mostrassem interesse em levá-lo a seus países.

O Radical Rapture é impulsionado por um motor EcoBoost 2.3, o mesmo que se encontra debaixo do capô do Ford Focus RS, que para esta ocasião foi reajustado para oferecer 350 cv e 434 Nm de torque que vão diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de seis velocidades com aletas no volante e um diferencial Quaife ATB. Tudo isso com um peso de 765 kg que permitem a este bólido acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos e de alcançar os 266 km/h de velocidade máxima.

Além do Reino Unido, já chegaram pedidos da França e da Alemanha, começando a ser entregues a partir de agosto.