2019 - RAM 1500

Uma das novidades que estreiam esta semana no Salão de Detroit 2018 é a nova geração do RAM 1500, a pick-up ‘full size’ da FCA - Fiat Chrysler Automobiles que se renova completamente conseguindo manter sua essência.

À primeira vista poderá parecer uma atualização, mas na realidade se trata de uma nova geração que chega com maiores dimensões e uma drástica redução de peso, além de algumas novidades na parte mecânica e no equipamento.

Exteriormente o modelo se mantém fiel ao seu estilo clássico, embora apresente um design um pouco mais fluido e aerodinâmico, mas conseguindo conservar seus principais sinais de identidade, essencialmente na parte frontal, que mantém a grade de grandes dimensões, mas acrescenta novos faróis de desenho mais delgado, que nas versões mais equipadas conta com tecnologia Bi-LED.

De acordo com o acabamento se modificam alguns aspectos exteriores como a grade, os para-choques e as guarnições, que no caso das versões orientadas para uma utilização off-road são de cor preta em vez de cromados. Em alguns casos se acrescentam ainda rodas de liga leve de desenho específico, pneus especiais e uma suspensão elevada com amortecedores assinados pela Bilstein.

O interior também foi renovado, sendo aqui onde a mudança de geração se torna mais evidente graças à incorporação de novas tecnologias e um equipamento mais rico, que inclui um sistema de infotainment com tela de 12 polegadas de disposição vertical, além de novos materiais e guarnições que conseguem melhorar a percepção da qualidade.

Graças à utilização de materiais leves como o alumínio, o novo RAM 1500 é mais leve que seu antecessor, apesar de ser maior. A Fiat Chrysler Automobiles recorreu à utilização de aços de alta resistência e alguns elementos da carroceria em alumínio, para assim conseguir reduzir seu peso em mais de 100 quilos.

Em termos mecânicos também há novidades importantes. Embora conserve os conhecidos motores à gasolina Pentastar V6 de 3.6 litros com 309 cv e 364 Nm de par, e o HEMI V8 de 5.7 litros com 400 cv e um torque máximo de 55 Nm, ambos agora são associados ao sistema eTorque da FCA, um sistema de 48 volts que permite reduzir o consumo de combustível e incrementar o torque em determinadas circunstâncias. Além disso, estará disponível também um motor diesel V6 de 3.0 litros do qual por enquanto não foram divulgadas as especificações.