2021 - RENAULT ARKANA EU VERSION

O Renault Arkana foi introduzido em mercados como Rússia e outros mercados da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), mas este crossover com ares de coupe é um veículo global e a marca francesa tem tudo pronto para o seu desembarque na Europa Ocidental.

A linha SUV da Renault na Europa será enriquecida com este terceiro modelo, que estará situado acima do Captur, como uma alternativa um pouco mais acessível ao Kadjar.

O Renault Arkana para o mercado europeu ocidental assenta suas bases sobre uma arquitetura diferente, já que utiliza a plataforma modular CMF-B e não a plataforma do Dacia Duster que o modelo utiliza na Rússia. A adoção desta nova arquitetura vem acompanhada de novas tecnologias, além de uma linha de motores específica e uma aposta na eletrificação.

Em relação à oferta de motores, inicialmente tudo girará em torno de um motor a gasolina 1.3 TCe, um bloco de 4 cilindros que será oferecido em versões de 140 e 160 cv. Estará eletrificado com a tecnologia de hibridação suave de 12 volts.

Exteriormente o novo Renault Arkana exibe uma atraente imagem exterior, caracterizada por um maior ângulo de inclinação na caída do teto e um grosso pilar traseiro, dois elementos que dão a este novo crossover uma aparência ‘tipo coupe’. Possui também volumosos arcos de roda e uma parte frontal que incorpora os principais traços de estilo dos mais recentes modelos da Renault.

Quanto ao interior deste novo SUV, surge um ambiente familiar, já que o habitáculo é muito similar ao do seu irmão russo. No entanto, estreia acabamentos e materiais melhores, além de uma instrumentação digital configurável.

Incorpora também um novo sistema de infotainment com tela táctil de até 10 polegadas, que inclui compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, navegação integrada e acesso a aplicativos.

O equipamento mais relevante inclui teto solar, freio de mão elétrico, estofamento em couro, controle de velocidade e um completo pacote de ajudas à condução, que entre outras funções incorpora frenagem autônoma na cidade, detecção de objetos no ponto cego, câmera de visão a 360 graus, estacionamento assistido, etc.

O novo Arkana será produzido na Coreia do Sul e desembarcará nos concessionários europeus durante o primeiro semestre de 2021.