2020 - RENAULT CLIO MAXI TURBO BY KHYZYL SALEEM

Muitos entusiastas dos automóveis de alto desempenho assinados pela Renault sonham que algum dia o fabricante francês decida lançar no mercado uma versão extrema da recente geração do Clio, inspirada no icônico R5 Maxi Turbo, uma lenda da década de 80 que nasceu para competir na categoria Grupo B.

Parece bastante remoto que isto aconteça, mas alguns já imaginam como seria esse utilitário esportivo com genética de competição. O exemplo mais recente temos com o designer independente Khyzyl Saleem, que imaginou sua própria versão e oferece uma série de imagens do que seria, em sua visão, o Renault Clio mais selvagem de todos os tempos. Este exemplar não teria como única referência o citado R5, mas também o Clio V6 que todos lembramos.

Conhecido pelo pseudônimo ‘The Kyza’, este designer se divertiu com a geração atual do modelo francês e o resultado é dos mais chamativos. Para dizer a verdade, praticamente não tem nada a ver com o modelo original, já que sua estética foi transformada completamente e a carroceria recebe inúmeros elementos aerodinâmicos avançados. Na parte frontal foram acrescidas luzes adicionais tanto na grade como no para-choque, como o histórico R5 Maxi Turbo, enquanto que a traseira é a mais transformada e acomoda a mecânica, em um claro aceno ao Clio V6.

Embora o seu criador não tivesse fornecido nenhuma informação técnica, parece que neste exemplar foi mudada a localização do motor, de maneira que agora foi trasladado ao eixo traseiro, como foi o caso da segunda geração do modelo, com a citada versão V6. Os para-lamas traseiros alargados com enormes entradas de ar endossam este design, enquanto que as duas saídas de escape centrais parecem estar conectadas diretamente ao motor.

Lembrando que o Renault 5 Maxi Turbo equipava um motor de 4 cilindros turbo de 1.6 litros e montado em disposição central, de modo que seus 350 cv eram transmitidos diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão manual de cinco velocidades.

RENAULT CLIO MAXI TURBO BY KHYZYL SALEEM