2020 - SUZUKI JIMNY BY DAMD

O especialista japonês DAMD apresentou dois novos kits de carroceria para o Suzuki Jimny carregados de estilo retro, inspirando-se em icônicos modelos do passado. Como é o caso do próprio Suzuki Jimny geração LJ10 de 1970 e inclusive o Ford Bronco de primeira geração.

A DAMD é um preparador japonês especializado em criar kits de carroceria para todo tipo de modelos, mas nos últimos anos parece ter se concentrado na nova geração do Suzuki Jimny. Se para a última edição 2019 do Salão de Tokyo apresentou dois kits para o todo-terreno japonês que eram inspirados no Land Rover Defender e no Mercedes-Benz G Class, dois dos modelos mais icônicos do segmento todo-terreno, para esta última edição do mesmo evento voltou a apresentar dois pacotes estéticos similares, embora nesta ocasião o pequeno Jimny adquira uma imagem muito mais retro.

O preparador japonês revelou no Salão de Tokyo 2020 estes dois novos kits com a apresentação de duas unidades do popular crossover, mas em sua versão destinada ao segmento kei car japonês, que se distingue por contar com medidas bem mais contidas graças aos para-choques menos volumosos e quase planos, além da ausência dos arcos de rodas sobredimensionados que podemos encontrar no Suzuki Jimny Sierra, a versão que é comercializada no resto do mundo.

O primeiro dos protótipos é a unidade de cor azul, que recebe o nome de Little B. Dronco e como é evidente, se inspira no Ford Bronco de primeira geração. Como é habitual em todas as criações deste especialista japonês, torna-se bastante curioso como são capazes de dar um estilo muito diferente ao modelo com poucos elementos e, além disso, com certa semelhança ao modelo no qual se inspiram. Este kit inclui uma nova grade dianteira com perfurações horizontais que lembram o mesmo componente do Bronco da década de 60 do século passado. Ademais, surgem rodas de aço na cor branca, a mesma cor que mostra a grade, os para-choques e a parte traseira do teto e do habitáculo.

O outro kit recebe a denominação Suzuki Jimny The Roots e segundo a DAMD foi inspirado na geração LJ10 do próprio todo-terreno da Suzuki, daí contar com uma grade mostrando grandes aberturas horizontais e os intermitentes posicionados mais baixos que o kit Little B. Dronco. Assim como este último, conta com teto branco e rodas de aço pintadas, assim como pequenos elementos ópticos circulares incrustados na traseira que lhe dão um ar muito retro.

No vídeo abaixo podemos ver com detalhes estas novas peças da DAMD, que além dos novos kits de carroceria já descritos, incluem um novo acabamento deste especialista, que simula a oxidação e o desgaste em alguns componentes. O acabamento é tão sutil que só se percebe nos primeiros planos que realiza a câmera.



SUZUKI JIMNY BY DAMD