2017 - TRAMONTANA XTR BY VILNER

Em relação ao Tramontana, trata-se de um peculiar esportivo de origem espanhola que em sua concepção mescla conceitos tirados dos monolugares e dos caças de combate, conseguindo um resultado que o situa na linha dos Ariel Atom e KTM X-Bow, embora acima destes, já que suas especificações são maiores. Conta ainda com a versão XTR, ainda mais potente, e agora os búlgaros da Vilner decidiram dar-lhe seu toque pessoal.

Tratando-se de um modelo do qual foram fabricados somente 12 exemplares anuais, a exclusividade já é assegurada por si só, mas como sempre há quem busque um pouco mais, o preparador oferece uma personalização tendo o ouro como bandeira. Mas não se trata do precioso metal - como já visto em alguma outra ocasião, mas de detalhes dourados que ressaltam sobre o preto fosco da carroceria e deixam o carro ainda mais chamativo do que o habitual. Lábio dianteiro, frontal, arcos de roda, laterais, difusor traseiro e aerofólio recebem a pintura, destacando sua definida silhueta.

E o esquema continua no interior, com os mesmos detalhes dourados nas saídas de ventilação, no quadro de instrumentos, nas costuras, partes dos bancos e até os cintos de segurança são dourados. Para alguns pode parecer uma preparação de bom gosto e para outros pode ter excedido um pouco. A verdade é que qualquer um que o conduza estará mais centrado em desfrutar dos 888 cv que entrega seu motor 5.5 V12 biturbo e que o catapultam de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.