2021 - VOLVO P1800 BY CYAN RACING

Os fãs do WTCR conheceram a Cyan por seus sucessos com os Volvo e Lynk & Co, tanto agora como quando ainda carregavam o nome Polestar - que agora passou a identificar a nova marca Premium da Volvo de modelos eletrificados. Agora a Cyan Racing surpreendeu a todos com algo diferente, um restomod que deixará com água na boca os entusiastas dos clássicos e que foi tomado como base o lendário Volvo P1800 dos anos 60.

Este Volvo P1800 Cyan é o tipo de carro que a Cyan Racing teria feito nos anos 60 se houvesse a tecnologia necessária. Um modelo leve e potente que combina a essência daquela década com as capacidades tecnológicas que a equipe conta hoje em dia.

Desta forma, a Cyan Racing modificou a esbelta carroceria coupe do P1800 para dar-lhe uma maior largura nas bitolas e rodas maiores, além de um para-brisas ligeiramente recolocado. Seu chassi está reforçado com fibra de carbono e aço de alta resistência, enquanto que sua suspensão agora é mais avançada e conta com uma configuração independente e ajustável, incluindo seus amortecedores de duas vias nas quatro rodas.

O nível de modificações é tal que também conta com um sistema de freios com pinças AP Racing de quatro pistões, com discos de aço que acompanham as rodas forjadas de 18 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero.

Seu motor também procede diretamente das corridas, já que se trata do mesmo propulsor de 4 cilindros e 2.0 litros turbo que era utilizado pelo Volvo S60 TC1 ganhador do Mundial de Turismos. Um motor que oferece 420 cv e 454 Nm de torque máximo que é enviado diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 5 velocidades e um diferencial de deslizamento limitado. Um desempenho que será sentido da forma mais pura não só porque este esportivo pesa somente 989 kg, mas também porque não conta com controle de estabilidade nem ABS.

Poderia ser apenas um curioso passatempo da Cyan Racing, mas na verdade a equipe planeja colocar à venda uma série muito limitada, ainda sem números concretos, mas cuja produção começará no final do ano e seu preço poderá partir de vertiginosos 400.000 euros. Um valor realmente alto, mas vendo o nível deste restomod, talvez não seja tão absurdo como parece em princípio.