2022 - VOLVO XC60

A Volvo acaba de renovar o seu famoso SUV médio e modelo mais vendido de sua linha há mais de uma década. Um Volvo XC60 que desembarca depois da chegada de uma nova geração em 2017, trazendo agora um interessante restyling que embora não signifique uma revolução, consegue afinar a fórmula da marca sueca para dar-lhe um ponto a mais de essência premium e sobretudo um bom impulso a nível tecnológico.

Desta forma, o novo XC60 se apresenta com uma série de sutis retoques em sua carroceria exterior, que lhe dão um toque ainda mais sofisticado e premium, especialmente com seu novo para-choque com detalhes cromados e uma nova grade, além de novas opções de rodas e pinturas para a carroceria.

Quanto ao interior, o habitáculo também se beneficia de novos materiais que incluem luxuosos estofamentos sem couros, além do estofamento têxtil City Weave. Em todos estes e outros casos a Volvo diz que oferece novas possibilidades de personalização.

No entanto, a novidade mais importante deste XC60 chega na parte tecnológica, concretamente em um novo sistema de infotainment Android com aplicativos e serviços Google que permitirão um nível de inteligência e personalização nunca antes visto em um Volvo, já que conta por exemplo com o Google Assistant, o famoso navegador Google Maps e uma grande quantidade de aplicativos do Google Play adaptadas ao carro.

Desta forma o Volvo Car Group é o primeiro fabricante de automóveis a associar-se com o Google para integrar em seus carros um sistema de infotainment Android e serviços Google, uma aliança da qual se beneficia também o XC40 Recharge.

Como é costume na marca sueca a segurança também foi um dos principais pilares aperfeiçoados neste carro, que inclui frenagem automática e a prevenção de colisões, além de uma suave assistência ao condutor desde o ponto morto até velocidades de autopista, com a função Pilot Assist que mantém o carro dentro de sua faixa e ajuda a manter a velocidade e a distância com o veículo da frente.

A nível mecânico a Volvo não deu detalhes sobre sua linha de motores, de modo que podemos esperar que se mantenha como está atualmente, com motores de 2.0 litros a gasolina micro híbridos e diesel, além de um híbrido plug-in XC60 Recharge.

O que sabemos é que este Volvo XC60 2022 começará a ser fabricado no final do próximo mês de maio.