2020 - VOLVO XC90 ARMOURED

A Volvo apresentou o XC90 mais seguro que será comercializado pela marca. O novo Volvo XC90 Armoured permitirá aos clientes mais endinheirados terem um autêntico SUV blindado capaz de resistir a todo tipo de ataques. Políticos e empresários de alto poder aquisitivo poderão viajar com total comodidade e, sobretudo, com segurança.

O nicho de mercado dos veículos blindados está em destaque. Não são poucos os fabricantes de automóveis que se animam a comercializar versões blindadas de alguns de seus modelos. A Volvo é uma das marcas que mais trajetória tem nesse terreno, e com seu último lançamento, se ratifica como um dos protagonistas principais. Trata-se do novo Volvo XC90 Armoured.

A Volvo recebeu inúmeras solicitações nos últimos anos para desenvolver uma versão blindada do XC90. O fabricante sueco conta com uma longa trajetória na fabricação de veículos de polícia, bombeiros e diversos veículos especiais. Na verdade, o primeiro automóvel de polícia entregue pela Volvo aconteceu em 1929.

O projeto para desenvolver um veículo com um índice de proteção VPAM VR8 iniciou há mais de dois anos. Este índice de proteção permite uma resistência balística de 360 graus, assim como uma determinada proteção ante explosões. Para a criação do XC90 blindado foi tomado como ponto de partida uma versão a gasolina. O Volvo XC90 T6 AWD, que é fabricado na Suécia.

Uma vez que o exemplar abandona a linha de produção da fábrica sueca é enviado à Alemanha onde o especialista TRASCO Bremen se encarrega de realizar as pertinentes modificações para dotar o SUV com a mencionada categoria de proteção. O XC90 Armoured está dotado de uma armadura de aço de alta resistência que tem uma espessura de 10 milímetros, enquanto que a espessura do vidro alcança os 50 mm.

Com estas modificações o peso do Volvo XC90 é incrementado em 1.400 quilos, alcançando os 4.490 kg. Para suportar este peso o veículo está equipado com uma suspensão melhorada e novos freios. A versão blindada do Volvo XC90 já se encontra à venda. As primeiras entregas serão realizadas no final deste mesmo ano.

A Volvo também oferece uma versão mais ‘light’ do XC90 Armoured destinada a particulares que buscam um nível extra de proteção. Esta versão também está disponível para o Volvo XC60. É oferecida uma proteção extra diante de disparos, mas neste caso, o peso do veículo só é incrementado em 250 kg. Apesar disso, o aumento de peso é compensado com a modificação dos freios e da suspensão. Estes modelos terão como principal destino a América Latina e a Europa.

VOLVO XC90 ARMOURED