AMERICAN BANTAM

A Bantam (American Bantam) surgiu das cinzas da “American Austin”. Depois da aventura comercial fracassada da “American Austin Car Company” nos EUA (1930-1934), o empresário Roy S. Evans adquiriu a fábrica da Pennsylvania e os ferramentais da American Austin, criando a marca “Bantam” que produziu carros de passageiros entre 1937 e 1941.

Os “Bantam” partiam da base dos “American Austin”, mas para não serem produzidos sob licença da Austin inglesa, tiveram que sofrer diversas modificações. A carroceria exterior foi redesenhada por Alexis de Sakhnoffski, e o motor também foi modificado. Ainda que os Bantam fossem muito similares em tamanho e mecânica, poucas peças eram iguais.

A Bantam produziu aproximadamente 6.000 unidades. Como piada, diziam que o modelo de 1938 ficou famoso por ser a inspiração para o carro do Pato Donald.

A prosperidade econômica dos EUA e a mentalidade americana foram os elementos, como havia acontecido com os “American Austin”, que castigaram fortemente a comercialização dos pequenos carros.

A Bantam também iniciou o projeto para o primeiro Jeep e construiu os primeiros protótipos para o exército dos EUA. O protótipo do Jeep da Bantam foi projetado por Karl Probst.

A Bantam participou da concorrência do exército americano para o desenvolvimento e fornecimento do projeto Jeep juntamente com outros protótipos da Ford e da Willys. A pouca capacidade de produção da Bantam e o conceito não aprovado da Ford, fizeram com que finalmente o projeto inicial do fornecimento do Jeep para o exército fosse o da Willys.

Carros Relacionados