ESSEX

A Essex Motors foi constituída em 1917 como uma empresa subsidiária da Hudson. Os motores Essex deram renome aos modelos da Hudson por sua qualidade e bom funcionamento.

Em 1919 a Hudson introduziu no mercado os Essex sedan e coupe fechados com carroceria de aço e causaram grande sensação no mercado ao serem vendidos por muito pouco a mais que os Ford na época. Foram vendidas 41.000 unidades no primeiro ano. O automóvel fechado transformou-se em um dos marcos mais importantes da história automobilística americana e transformou essa indístria.

O automóvel deixou de ser um elemento utilizado de dia e durante 6 meses do ano, passando a ser um elemento de uso contínuo durante todo o ano. As vendas do Essex da Hudson se incrementaram e antes de chegar 1922 já eram vendidos em 50 países.

No início dos anos 20, por uma decisão corporativa da Hudson, que era seu maior acionista, a Essex passou a operar separadamente da Hudson.

Em 21 de julho de 1932, a Hudson introduziu uma nova marca na história automobilística, o Terraplane. Este modelo incorporava motores Essex de 6 e 8 cilindros.

O sistema de produção introduzido com o Terraplane foi a chave do fenomenal sucesso da Hudson daquela época com mais de 120 concessionários americanos oficiais entre 1932 e 1940.

Em 1933, a Hudson substituiu e aboliu o nome Essex a favor do Terraplane.

Carros Relacionados