AMERICAN LaFRANCE

A American LaFrance (ALF) é um fabricante de veículos de emergência e profissionais, localizado atualmente em Summerville, South Carolina, EUA. Sua principal especialidade são os veículos e equipamentos para bombeiros, incluindo as ambulâncias e veículos de resgate. Trata-se sem dúvida de um dos fabricantes de veículos contra incêndios mais antigos e conhecidos da América. As raízes da empresa remontam aproximadamente a 1832, como construtor de carros e carruagens contra incêndios puxados por cavalos e mais tarde veículos a vapor. Foi fundada inicialmente em 1873 por Truckson LaFrance e outros sócios com o nome de “LaFrance Manufacturing Company”.

A “International Fire Engine Company”, precursor corporativo da American LaFrance, fabricou alguns carros de bombeiros propulsados a vapor entre 1903 e 1907. Estes veículos já possuiam diversos equipamentos, tais como mangueiras, escadas com motor químico, depósitos elevados de água e outras combinações. A “American LaFrance Fire Engine Company” foi fundada oficialmente em 1903. Seus escritórios corporativos e a fábrica foram estabelecidos em Elmira, no estado de New York.

ALF entregou seu primeiro carro de bombeiros motorizado em 1907. Durante anos, a “American LaFrance” fabricou milhares de carros de bombeiros com múltiplas utilidades e combinações, incluindo veículos para aeroportos. O estilo clássico dos veículos da “American LaFrance” é facilmente reconhecível. Algumas inovações da empresa produziram importantes mudanças na indústria. Até a metade dos anos vinte aproximadamente, a ALF também produziu e comercializou veículos para outros usos e para particulares sob pedido, que por seu tamanho resultavam sempre espetaculares.

Em 1995, a empresa foi comprada pela “Freightliner LLC”, que é uma filial da Daimler. A Freightliner continuou utilizando os nomes originais de “American LaFrance” e continuou também chamando a marca nos seus bastidores de “Eagle”.

Muitos dos seus produtos “Liberty” são fabricados sobre os chassis LLC M2 da “Freightliner” ou “Sterling”. A ALF também dispõe de plantas de fabricação adicionais em Ephrata, na Pennsylvania, Sanford, na Florida e Hamburg, em New York. Desde 2005, é o quinto maior fabricante de veículos de emergência da América do Norte.

Em dezembro de 2005, foi anunciado que a “Freightliner” havia transferido a propiedade da “American LaFrance” para uma firma de investimentos de New York, a “Patriarch Partners” LLC. A sede central e a planta principal de Ladson, South Carolina, não foram incluídas na transação. No entanto, a “Patriarch Partners” utilizou a planta até princípios de 2007, momento em que a “Daimler-Chrysler” na época, ocuparia a fábrica para a montagem do Dodge Sprinter.

Também foi anunciado que no verão de 2007 e com novos proprietários, a ALF se mudou para Charleston, South Carolina, com novas instalações de aproximadamente 50.000 metros quadrados de espaço total.

Carros Relacionados