AUBURN

A Auburn foi uma marca de automóveis dos Estados Unidos, que produziu carros entre 1900 e 1936.

As origens da Auburn como marca de automóveis se remontam à Eckhart Carriage Company, fundada em 1875 por Charles Eckhart (1841-1915) em Auburn, Indiana.

Os filhos de Eckhart, Frank e Morris, começaram fabricando automóveis de maneira experimental antes de dedicar-se seriamente ao negocio. Mais tarde, absorveram dois fabricantes locais de automóveis e se mudaram para uma fábrica maior em 1909.

A empresa era modesta e a escassez de materiais durante a 1ª Guerra Mundial obrigou a fábrica a fechar suas portas.

O Auburn de 1904 era um carro de turismo. Era equipado com uma carroceria “tonneau” que podia levar 2 ou 4 passageiros e era vendido ao preço de 1.000 dólares. Contava com um motor de somente um cilindro montado no centro do carro e desenvolvia 10 cv de potência. Era acoplado a uma transmissão de 2 velocidades e pesava 680 kg.

Em 1919, os irmão Eckhart venderam o negócio a um grupo de investidores de Chicago dirigidos por Ralph Austin Bard, que serviria mais tarde como secretário auxiliar da marinha de guerra para o Presidente Franklin Delano Roosevelt e para o Presidente Harry S. Truman.

Os novos proprietários restabeleceram o negócio, mas não puderam alcançar os benefícios que esperavam.

Em 1924, contataram Errett Loaban Cord (1894-1974), prestigioso vendedor de automóveis, e lhe fizeram uma oferta para dirigir a empresa. Cord, respondeu com uma contra oferta para assumir totalmente o controle da Auburn através da compra das participações, e o Grupo de Chicago aceitou.

Cord inventariou os estoques da empresa e adquiriu a totalidade das ações no final de 1925.

Em 1926, Cord formou uma sociedade com a Duesenberg Corporation, famosa por seus carros de corridas, e a utilizou como plataforma de lançamento de uma cara linha de veículos de luxo.

Também passou a utilizar seu próprio nome em alguns modelos, com o primeiro sendo o Cord L-29.

Empregando projetistas criativos como Alan Leamy e Gordon Buehrig, Cord fabricou carros que chegaram a ser famosos por sua avançada engenharia e por seu aspecto chamativo como o Auburn Boattail Speedster de 1928, o Duesenberg J, os Auburn Speedster de 1935 e 1937 e os Cord 810 e 812.

A qualidade e a engenharia não foram suficientes para superar o fato de que os veículos da Cord eram muito caros para um mercado em plena depressão. Sob a prescrição da “U.S. Securities and Exchange Comission”, Cord teve que vender sua participação na empresa.

Em 1937, terminou a produção das marcas Auburn, Cord e Duesenberg.

Carros Relacionados