BOND

A Bond Cars Limited foi uma empresa britânica fabricante de automóveis. A empresa foi fundada por Lawrie Bond em Preston, Lancashire, em 1948. Inicialmente a empresa se denominava Sharps Commercials Limited, mas em 1965 foi reorganizada como ‘Bond Cars Limited’. A empresa foi absorvida em 1970 pela Reliant Motor Co Ltd de Tamworth, Staffordshire.

O primeiro modelo da marca foi um triciclo (duas rodas traseiras e uma roda dianteira) denominado Bond Minicar Mark A, e começou a ser produzido em 1949. Era propulsionado por um motor monocilíndrico Villiers de dois tempos de 122 cc ou 197 cc. A carroceria era fundamentalmente de alumínio, mas alguns modelos incorporavam algumas partes em fibra de vidro. O veículo foi um sucesso. No Reino Unido, os triciclos eram considerados fiscalmente na mesma categoria das motocicletas com sidecar e podiam ser conduzidos com uma permissão de conduzir de nível mais baixo.

O Minicar passou por sete etapas de desenvolvimento, que culminaram com a apresentação do ‘Mark G’ em 1961. Foram oferecidas várias versões de carroceria e diferentes tipos de motor, desde monocilíndricos de 250 cc até grandes motores Villiers de quatro tempos que eram opcionais no Mark G. Eram motores desenvolvidos como motor de motocicletas, que não tinham marcha ré. Isso era uma pequena desvantagem, mas a roda dianteira tinha um giro lateral de até 90º, proporcionando-lhe um raio de giro enorme. Os últimos modelos já eram dotados de marcha ré. Os últimos Bond Minicar foram fabricados em 1966.

Carros Relacionados